Crédito: CBMBA

Fonte: CBMBA

Quatro vítimas, sendo três dentro da composição e outra entre os trilhos e o dormente fizeram parte de mais uma simulação de emergência em linhas metroviárias, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) em parceria com a CCR Metrô. A ação aconteceu nesta quinta-feira (26) na área de manutenção dos trens, em Pirajá.

“Essa é mais uma parte da capacitação que estamos fazendo com nossos alunos a soldado. Temos 43 alunos que estão participando desse simulado. O nosso objetivo é prepará-los para atender as ocorrências, por isso trouxemos realidade, desde a maquiagem das vítimas até a aglomeração de pessoas e outras querendo fazer imagens de celular, como infelizmente acontece em situações reais”, explicou o tenete-coronel BM Ramon Dieggo.

A simulação faz parte da matéria salvamento terrestre e o objetivo é fazer com que os alunos coloquem em prática o resgate em ambientes de difícil acesso. Para que possam trabalhar a agilidade para as ocorrências em ambientes complexos, trabalhando com todo cuidado possível para não lesionar e causar maiores traumas na vítima, além de deixá-las calmas durante todo o atendimento.

“É importante que os cidadãos observem as sinalizações nas estações, plataformas e dentro dos trens, além de observar os sinais sonoros. Essas são medidas que evitam acidentes”, explicou Vagner Tavares, coordenador de atendimento da CCR Metrô Bahia. Não ultrapassar a faixa amela nas plataformas e evitar aglomerações na entrada e saída dos vagões também são atitudes que evitam esse tipo de acidentes.

Alunos destacam importância do simulado – “Com essas atividades conseguimos mais segurança no resgate das vítimas. Trabalhamos com a questão do menor tempo possível”, destacou a aluna soldado BM Giulian Mascarenhas.

Para o aluno soldado BM Guilherme Loureiro a cada nova atividade prática uma emoção cresce entre os discentes. “A cada passo que nós damos sentimos que estamos cada vez mais perto da população, para ajudar da melhor maneira possível”, concluiu ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!