Crédito: Antônio Luiz Soares/Governo do Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

A Defesa Civil estadual está catalogando mananciais em propriedades rurais ao redor de Palmas-TO para captar água durante possíveis combates a incêndios florestais no período de estiagem. O mapa de estratégia que está sendo criado servirá para facilitar o carregamento de caminhões-tanques ou helicóptero que forem usados no combate as chamas.

O trabalho está sendo feito pela Defesa Civil e membros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Quatro propriedades foram identificadas até o momento. Poderão ser utilizados locais com boa quantidade de água e com fácil acesso.

“Uma das coisas que a gente leva em conta é se o manancial é realmente adequado ou precisa de alguma modificação para facilitar a captação da água pela aeronave ou caminhão. Acima de tudo, verificamos se o proprietário nos autoriza a usar o manancial”, disse o major Antônio Luiz Soares da Silva, gerente de Monitoramento da Defesa Civil Estadual.

Durante o combate aos incêndios no ano passado, o helicóptero do Ciopaer usou água do Parque Cesamar e de tanques de piscicultura instalados próximo da Serra do Lajeado. “As propriedades podem se voluntariar antes mesmo da nossa visita”, disse o major.

Critérios

Para ser usado, o manancial não pode estar muito próximo de casas, barracos, fiação, árvores, ou algo que atrapalhe aeronave. Outra recomendação é que não haja troncos ou galhos de arvores dentro do tanque, pois podem enganchar nos equipamentos utilizados para captação da água e causar um acidente.

As propriedades próximas aos locais onde houve queimadas no ano passado são as mais importantes, pois vão agilizar o trabalho das equipes nesses locais que são considerados de risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!