Crédito: Adenir Britto/PMSJC

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

A Defesa Civil de São José dos Campos realizou ontem o primeiro simulado de escorregamento com a participação de vários órgãos e secretarias da Prefeitura. Ao todo, cerca de 50 pessoas atuaram no treinamento no bairro Alto da Ponte.

O exercício envolveu Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (ambas ligadas à Secretaria de Proteção ao Cidadão), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sabesp, EDP e as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde, Apoio Social ao Cidadão, Educação, Esportes e Manutenção da Cidade. 

“A avaliação do simulado é positiva. É muito importante fazermos treinamentos que nos ajudem a melhorar cada vez mais o atendimento de todos os órgãos em situações de emergência”, disse o Capitão Diogo Diniz Vieira, comandante do 1º sub-grupamento do Corpo de Bombeiros em São José.

O simulado começou com um escorregamento de terra provocado por chuva e desabamento de uma casa na Estrada Juca de Carvalho, 256. Três pessoas ficaram soterradas, uma delas em estado grave. A vítima grave foi removida pelo Helicóptero Águia, da PM. 

As demais vítimas foram levadas para o Hospital Municipal. Duas casas vizinhas foram interditadas e as famílias foram removidas para a escola municipal Ana Berling Macedo, no Alto da Ponte. Na escola, receberam atendimento social.

“Parecia tudo real, fiquei emocionada de ver. Parabéns a todos que participaram desse trabalho”, disse a costureira Nair Martins de Souza, moradora de Santana, que acompanhou o simulado da calçada.

Para parecer real, o socorrista Josias Paulino da Silva, voluntário da Defesa Civil, maquiou os voluntários-vítimas para que parecessem com ferimentos, um deles com uma fratura exposta na perna.

Plano de Contingência

O simulado foi feito para o acionamento do Plano de Contingência, que reúne protocolos de ações para ocorrências de grande porte, como escorregamento de encosta e alagamento.

O Plano é pioneiro e determina, em detalhes, todas as ações que devem ser feitas por cada órgão envolvido, dependendo de cada caso. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!