Crédito: Arquivo Tag Sinalização

Certificação, treinamento e o foco em projetos são as saídas para o problema da precariedade destes sistemas no Brasil

A segurança contra incêndio tem como objetivo primário evitar o início de incêndio. Quando a proteção passiva contra incêndio não é suficiente, as pessoas treinadas devem combater o início do incêndio, e os sistemas de saída e sinalização de emergência devem garantir aos usuários da edificação o abandono de maneira segura e organizada. Após a falha do sistema de proteção passiva e o começo de um evento de incêndio, para o usuário comum de uma edificação, que não tem treinamento de combate a incêndio, o sistema de saída de emergência e o sistema de sinalização de emergência são essenciais para o abandono da edificação. Quiçá, por trabalharmos diariamente com a proteção contra incêndio, acabamos deixando de pensar como usuários da edificação, e acabamos ignorando a importância de determinados sistemas que são vitais para o abandono da edificação.

Em uma situação de emergência, os usuários da edificação devem realizar o abandono desta em tempo hábil e por locais seguros, para isto é preciso sinalização adequada e em conformidade com as normas vigentes. A ABNT NBR 13.434 padroniza as cores, pictogramas, fontes empregadas nas letras, cores de segurança, fotoluminescência e outros requisitos para garantir o desempenho do produto quando houver necessidade de uso, podendo ser em uma situação de incêndio onde ainda há iluminação na edificação, ou quando também ocorre queda de energia da edificação durante o incêndio.


Dados do autor:

Kleber de Castro Gonçalves – Diretor da TAG Sinalização, Coordenador da Comissão de Estudos da Norma ABNT NBR 13434 do CE 001.004 do CB24
[email protected]


Confira o artigo completo na edição de fevereiro da Revista Emergência.