Crédito: CBMMG

Por Paula Barcellos/Editora da Revista Emergência

Na madrugada desta quinta-feira (14), por volta das 02h25min, um caminhão-tanque carregado de combustível na MGC-262, tombou, explodiu e incendiou, próximo ao Anel Rodoviário, no bairro Goiânia, Região Nordeste de Belo Horizonte/MG. O acidente gerou nove vítimas nesta ocorrência, sendo uma fatal (o motorista do veículo, que foi projetado para fora do veículo com a capotagem), além de oito feridos.

Segundo o CBMMG (Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais), o veículo estava carregado com 23 mil litros de combustível, sendo 10 mil litros de gasolina, 10 mil litros de diesel e três mil litros de álcool. O tanque foi danificado pelo impacto da queda e a carga de combustível vazou, escorrendo com grande vazão e volume pela via pública, atingindo uma vila de casas.

Ainda não se sabe o que poderia ter iniciado a explosão e o fogo, mas de acordo com o CBMMG, os focos atingiram o líquido inflamável e se propagaram por todo combustível derramado. Labaredas altas se formaram e se alastraram por tudo que estava em seu trajeto, atingindo residências, comércios, veículos, a rede elétrica e uma fábrica.

O incêndio, de grandes proporções, fez com que várias famílias saíssem às pressas de seus imóveis, “sendo que várias pessoas tiveram lesões com queimaduras ou pequenos traumas na tentativa de se salvarem e de ajudarem outros a abandonar suas casas”, diz o CBMMG.

ATENDIMENTO
Foram mobilizados 23 militares e viaturas, além de cerca de 15 mil litros de água no combate, além de espuma mecânica sobre o veículo sinistrado. A ocorrência também contou com o apoio do SAMU com três ambulâncias.

Quando as guarnições chegaram ao local do acidente encontraram o veículo tomado pelo fogo e o motorista carbonizado, já sem sinais de vida. “Foram verificadas quatro residências completamente queimadas, avaria da fachada de vários imóveis e locais parcialmente danificados, além de dez veículos atingidos, sendo quatro perdas totais. As guarnições também realizaram cinco resgates de pessoas que não conseguiram sair de seus lares. As pessoas resgatadas pelas equipes estavam presas dentro de suas casas, encurraladas pelo incêndio, sem condição de saírem sozinhas”, afirma a corporação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!