Crédito: Divulgação

Por Diego Ramos

Segundo levantamento do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), o número de notícias de incêndios estruturais nas indústrias vem crescendo. O órgão detectou 170 até setembro deste ano, alta de 5,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o registro foi de 161.

Especialistas são categóricos ao afirmar que o sistema de sprinklers (chuveiros automáticos), instalado normalmente no teto e sensível ao calor, é a forma mais segura de prevenir que um incêndio se alastre. A tecnologia não é nova, mas agora o mercado ganhou uma nova solução com selo de qualidade de uma das maiores referências em aço na América Latina: o Grupo Açotubo. A empresa destaca o lançamento de sua linha Fire, justamente voltada para combate à incêndio, incluindo sprinklers e tubulações.

Uso de sprinklers na indústria nacional ainda é baixo

Embora o número de ocorrências tenha crescido, estudo realizado pelo Instituto Ipsos junto às empresas multinacionais e de capital nacional com mais de 250 funcionários para o ISB, destacou que o grau de adoção de sprinklers nas empresas ainda é pequeno. Somente 36% das 300 companhias entrevistadas indicaram contar com sistemas deste tipo em suas instalações. O levantamento ainda apontou que apenas 14% das entrevistadas dispõem de sistema desse tipo em todas as suas unidades, e 22% contam com o sistema em apenas algumas unidades operacionais.

“O número ainda reduzido dos sistemas de sprinklers na indústria nacional revela não somente uma oportunidade mercado, mas também a importância de se prezar pela alta segurança e a rastreabilidade, requisitos que não abrimos mão para garantir que tubos, conexões e bicos sprinklers atendam às mais rigorosas normas de fabricação,” destaca Alex Cunial Gerente de vendas – Conexões e Fire do Grupo Açotubo.

Diferente da bomba de água, válvulas e tubulações, por exemplo, o sprinkler é único componente de todo o sistema de proteção que não pode ser testado antes da instalação, pois são itens desenvolvidos para situações de incêndio e ativados à medida que se detecta a presença de chamas, liberando água para eliminar e controlar o foco de fogo.

Para ser instalado, é necessário criar uma rede de sprinklers fixos de combate ao incêndio com material de qualidade. “O projeto Fire foi cuidadosamente pensado, tratando-se de um item de extrema segurança e que, principalmente, pode salvar muitas vidas”, afirma, Cunial.

Os materiais utilizados na fabricação dos equipamentos possuem certificação internacional Factory Mutual (FM Aproved) e Underwriters Laboratories (UL Listed) para detecção e alarme de incêndio. O reconhecimento FM/UL garante a eficácia dos componentes após análise de desempenho.

Sobre o Grupo Açotubo

Com 49 anos de atividades, o Grupo Açotubo é reconhecido pelo portfólio, serviços e soluções em distribuição siderúrgica. A empresa tem cinco divisões de negócios, sendo Tubos e Aço, Conexões, Aços Inoxidáveis, Soluções Integradas e Sistemas de Ancoragem (Incotep), com unidades estratégicas posicionadas em diferentes regiões para atendimento em todo o Brasil e presença na América Latina, com atuação no Peru e na Colômbia. Com investimentos constantes em tecnologia e infraestrutura, o Grupo tem como meta atender aos clientes com agilidade e qualidade em todas as suas necessidades, sem restrição de volume. Valoriza seus colaboradores como força motriz de desenvolvimento, tem a responsabilidade social como um de seus principais pilares e também possui a certificação ISO 14001 pela prática de um sistema de gestão ambiental eficiente. Mais informações em, acesse o site.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!