Crédito: Prefeitura de Petrópolis

Fonte: Prefeitura de Petrópolis/RJ

Petrópolis/RJ – Começa na próxima terça-feira (11.02) a capacitação dos profissionais de ensino para o Defesa Civil nas Escolas na Casa de Educação. O treinamento acontece das 8h às 17h e também será realizado na quarta (12) no mesmo horário. A atividade irá atender até 240 pessoas e tem o objetivo de preparar os responsáveis pelos colégios para a inserção do programa em sala de aula. Os trabalhos serão desenvolvidos pelos alunos abordando as ameaças de cada estação: incêndios florestais e estiagem, no primeiro semestre, e deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio, no segundo.

Em 2019, o Defesa Civil nas Escolas envolveu 212 instituições de ensino, sendo 180 da rede municipal, 30 particulares e outras duas estaduais, em 1.239 atividades. O objetivo da prefeitura é que o programa envolva ainda mais alunos neste ano. 

Também no ano passado, 49 instituições que produziram quatro ou mais atividades em cada semestre e são consideradas escolas ouro. Outras 17 fizeram três trabalhos e são prata e 19 são bronze, já que desenvolveram duas tarefas sobre as ameaças de cada estação. A Secretaria de Defesa Civil vai premiar as escolas que participaram efetivamente da política pública em março.

Programa pioneiro no país e referência no Estado do Rio de Janeiro na prevenção de catástrofes, o programa está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU). Graças a proposta de abordar a Defesa Civil em sala de aula, Petrópolis é destaque nacional com o programa, que também já rendeu um prêmio para a atual gestão.

Outra novidade é que Petrópolis foi selecionada para sediar o encontro da ONU sobre escolas seguras e cidades resilientes no Brasil.