sábado, 06 de julho de 2024

2 de Julho: No Dia Nacional do Bombeiro, uma reverência aos heróis do cotidiano

Por Aline de Melo/Jornalista da Revista Emergência

O dia 2 de Julho é sempre uma data especial para um grupo muito importante entre os profissionais da área da emergência no Brasil: é a data em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro.

A data foi instituída no Brasil em 1954 e hoje a figura do bombeiro é cada vez mais essencial em várias esferas da sociedade. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto, em 2 de julho, que criava o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, conhecida como a primeira corporação do país. De lá para cá muitas mudanças impostas pelo desenvolvimento econômico e tecnológico ocorreram, assim como melhorias em técnicas e conhecimento.

Para marcar a passagem da data, corporações em todo o Brasil desenvolvem ações, muitas delas envolvendo as comunidades locais.

MINAS GERAIS

Em Minas Gerais, autoridades militares e civis serão agraciadas com importantes comendas da corporação nesta terça-feira, 2 de julho. A Comenda “Bombeiro Honorário”, destina-se a distinguir e agraciar pessoas e entidades que tenham contribuído para a melhoria e aprimoramento da eficiência dos trabalhos do CBMMG, no cumprimento das suas atribuições constitucionais. Já a “Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II”, regulamentada pelo Decreto 43.194, de 2003, é a maior honraria de nossa instituição. Concedida anualmente, a comenda, que tem o nome de nosso patrono, é entregue àqueles que fazem parte de uma grande equipe, que está por trás de cada operação bem-sucedida. Parceiros e colaboradores comprometidos, cuja dedicação, apoio incondicional são fundamentais para o sucesso de nossas ações. Autoridades, personalidades e militares, que compartilham conosco o compromisso de salvar vidas e proteger a população mineira.

As celebrações deste 2 de Julho, pelo CBMMG, rememoram a história e as ações daqueles que nos antecederam na missão de quem hoje atua nas corporações salvando vidas.

Na oportunidade o CBMMG irá receber uma nova aeronave, Arcanjo 12, cedida pelo Governo do Estado e Ministério Público. O helicóptero é dotado de equipamentos para atendimento multimissão, capaz de cumprir diversas tarefas dentro do escopo do SAAV, tais como: atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar; salvamentos de pessoa em locais de difícil acesso; transporte de tecidos e órgãos humanos, bem como equipes de saúde envolvidas na captação de órgãos, e apoio à força estadual de saúde.

RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, as comemorações acontecem desde esta segunda-feira, dia 1º, até 5 de julho, durante a Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico. Serão palestras presenciais em diversos quartéis do estado, das 19h às 20h50. Os participantes terão a oportunidade de aprender noções básicas de prevenção e combate a incêndios, além de primeiros socorros. A iniciativa visa capacitar a população para atuar em situações de emergência.

GOIÁS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) celebra nesta terça-feira, dia 2 de julho, o Dia Nacional do Bombeiro com uma solenidade militar marcada para as 19 horas. O evento será realizado no Comando da Academia Bombeiro Militar (CAEBM), localizado no Setor Goiânia 2, em Goiânia. Durante a cerimônia, assim como em Minas Gerais, será concedida a Medalha Dom Pedro II, a mais alta condecoração da Corporação.

Além da entrega da Medalha Dom Pedro II, será concedido o Título Honorífico Dom Pedro II, destinado a reconhecer autoridades parceiras da Corporação. A solenidade marca ainda a inauguração das novas instalações da Academia Bombeiro Militar e do Pátio Dom Pedro II. O novo prédio, com uma área construída de 4.388 metros quadrados, foi projetado com uma infraestrutura de ponta para otimizar o treinamento e conforto dos bombeiros, representando um investimento aproximado de 12 milhões de reais com o objetivo de se tornar o melhor centro de treinamento de bombeiros do país.

O CBMGO desempenha um papel fundamental em diversas áreas, incluindo combate a incêndios de todas as classes, emergências com produtos químicos, explosivos, inflamáveis e material radioativo, busca e salvamento, socorro de emergência, salvamento náutico, transporte inter-hospitalar de recém-nascidos em UTI Neo-Natal, prevenção de sinistros e apoio às ações de defesa civil, além de colaborações com prefeituras e outras instituições em campanhas ou emergências não programadas.

SANTA CATARINA

Nesta segunda, 1° de julho, começou a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndios. Até o próximo sábado, 06, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza a “Operação Alerta Vermelho nas Escolas”, que terá uma série de palestras em escolas de todo o estado.

O objetivo é conscientizar e orientar a população sobre os perigos que estão presentes em nosso cotidiano e que podem desencadear um incêndio.

Após a palestra os alunos responderão um formulário junto com as famílias sobre seus hábitos. Entre os questionamentos estão desde perguntas básicas, como para qual número de telefone ligar em caso de urgência até reflexões sobre quais seriam as rotas de fuga em caso de incêndio.

Posteriormente, as respostas serão analisadas e poderão descrever quais são as maiores dificuldades e riscos apresentados por esse grupo. O que poderá ser utilizado para desenvolver novas atividades futuras.

Os dados da Divisão de Investigação de Incêndio (DINVI) do CBMSC demonstram que somente em 2023 ocorreram, em Santa Catarina, 1018 incêndios em residências (unifamiliar), o que corresponde a 50% das ocorrências em edificações, com 97 vítimas.

ACRE

No Acre, as comemorações alusivas ao Dia do Bombeiro se encontram com a celebração do Jubileu de Ouro do Corpo de Bombeiros do estado. Os 50 anos de atividades estão sendo lembrados em uma intensa agenda que abrange atividades sociais e esportivas desde 22 de junho, como a Corrida do Fogo (foto). Este 2 de julho é marcado pela formatura de novos agentes.

Um podcast, que relembrou a trajetória das corporações acreanas, já está no ar. Denominado GovCast, pode ser conferido neste link.

A SOLIDARIEDADE QUE UNIU O PAÍS

O estado do Rio Grande do Sul ainda sente os efeitos da maior tragédia climática da sua história. Em maio, cidades inteiras foram devastadas por conta de enchentes como nunca antes se registrou, famílias perderam suas casas, seus pertences e muito de suas histórias. Nesse contexto, o papel dos bombeiros foi fundamental. Foram eles que atuaram em resgates, em combates a situações de extremo perigo e foram eles que se uniram. De todos os estados brasileiros, corporações enviaram seus agentes para auxiliar seus colegas diante da missão que para muitos pode ter sido, até então, a maior de suas vidas, uma ação inédita e única de resposta a um incidente de nível nacional

“Destaco que estivemos diante do maior desastre climatológico já vivenciado no país, onde pela primeira vez tivemos a instalação de um Gabinete de Gestão de Crise por parte do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, Ligabom, visando coordenar e otimizar o envio de tropas e recursos operacionais de todas as Corporações de Bombeiros do Brasil”, afirma o coronel Hélio Loyola Gonzaga Júnior, coordenador do Gabinete de Gestão de Crise da Ligabom.

A coordenação de forma organizada, prossegue Gonzaga, fez com que houvesse a participação de mais de mil bombeiros militares no cenário do desastre ocorrido no Estado do Rio Grande do Sul, fato que foi fundamental para o resgate e salvamento de mais de 42.133 vítimas e mais de 4.585 animais salvos.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here