quarta-feira, 26 de junho de 2024

Nível do Guaíba atinge 4,50 metros, e águas invadem ruas e rodoviária de Porto Alegre

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 4,50 metros na manhã desta sexta-feira (3) e segue em elevação após os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana. É a maior marca desde a enchente histórica de 1941, quando patamar chegou a 4,76 m. A cota de inundação é de 3 metros na região do Cais Mauá.

Trinta e duas pessoas morreram, 74 estão desaparecidas e outras 56 ficaram feridas em decorrência dos efeitos do mau tempo. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, 24,2 mil pessoas estão fora de casa, sendo 7.165 pessoas em abrigos e 17.087 desalojados (na casa de familiares ou amigos). Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351,6 mil pessoas.

As águas do Guaíba avançaram e provocaram alagamentos em algumas vias, como trechos da Orla, na Zona Sul, e as avenidas Mauá e Conceição, no acesso a Capital.

Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) informou que, nesta madrugada, a estação hidrometeorológica instalada no Cais Mauá, em Porto Alegre, apresentou problemas na leitura. O órgão diz que técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento estão, junto com a Defesa Civil, averiguando o nível “in loco”, e que trabalha para retomar o acesso e disponibilização dos dados o mais breve possível.

O governo federal também decidiu interditar o trânsito nas duas pontes sobre o Rio Guaíba. A informação foi dada ao blog Ana Flor pelo ministro dos transportes, Renan Filho. A decisão foi tomada por motivos de segurança e vale até as águas baixarem.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here