quarta-feira, 26 de junho de 2024

RS abre cadastro para voluntários atuarem na tragédia das chuvas

Por Secretaria da Saúde do RS e Paula Barcellos jornalista da Revista Emergencia

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, considerando o Decreto 57.596, que declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas, ocorridos a partir de 24 de abril de 2024, observadas suas competências, prestará apoio à população nas áreas afetadas em decorrência dos eventos. Por este motivo está cadastrando profissionais da saúde voluntários – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros – para compor um banco de profissionais que poderão ser convidados a atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde.

O cadastro é destinado àqueles profissionais com disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Ao preencher o formulário, o profissional da saúde autoriza que seus dados sejam disponibilizados pela SES para a gestão dos municípios e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho. O presente cadastro não garante o chamamento do profissional, como também não gera vínculo empregatício com o Estado do Rio Grande do Sul.

PREPARADOS

A Psicóloga e Assistente Social, especialista em Gestão de Crises e Psicodinâmica do Trabalho, colunista da Revista Emergência, Daniela Lopes, comenta sobre a importância deste trabalho para voluntários devidamente preparados e conscientes de seu papel. “Entendo que neste momento, precisamos colaborar para que voluntários, mesmo que bem intencionados, não se apresentem como ‘átomos livres’ no cenário do desastre. O trabalho voluntário só será útil para reduzir danos se for bem empregado. Ao contrário é outro desastre. Precisamos desencorajar a ida de voluntários ao RS sem que, previamente, este voluntário, mesmo que seja um profissional experiente, esteja cadastrado e saiba o que vai fazer e por quanto tempo. Lembrando ainda, que a gestão do desastre, que envolve também a gestão de voluntários, é do poder local e não do voluntário individual ou grupo”, destaca

Acesse o formulário em https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais

LEIA MAIS

Nível do Guaíba atinge 4,50 metros, e águas invadem ruas e rodoviária de Porto Alegre

Temporal no RS: sobe para 13 o número de mortos; 8,3 mil pessoas estão fora de casa, diz boletim

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here