Crédito: Divulgação / CBMTO

Fonte: G1

Com a chegada do mês de maio o Tocantins começa a se aproximar do período mais seco e quente do ano, quando cresce a procura pelos rios e lagos. O estado tem mais de 80 praias oficiais e 500 balneários frequentados por milhares de pessoas todos os anos. Com objetivo de estabelecer medidas de segurança nestes locais, o Corpo de Bombeiros emitiu uma norma técnica para regularizar as áreas balneares.

O texto está em vigor desde quarta-feira (4). A medida visa maior segurança aos banhistas que frequentam ambientes de lazer à beira de lagos, rios, represas e córregos. As medidas serão de exigência permanente e deverá ser cumprida pelos responsáveis pelos espaços de banho.

Confira a nota técnica completa

A norma traz regras sobre a extensão da área de banho, estabelece critérios para avaliação da segurança dos locais e medidas de segurança de acordo o nível de risco definido. “Nosso maior objetivo, com essa NT, é ampliar a segurança dos usuários desses espaços”, destacou o tenente-coronel Thiago Franco Santana, comandante de Atividades Técnicas (CAT).

Também foram estabelecidos padrões para sinalização no solo e na água, entre outros itens. Segundo os bombeiros, a maioria dos balneários no estado não possui qualquer sistema de sinalização, que ajude o turista a se orientar enquanto está no local.

“A partir de agora, todas as áreas balneares terão que se regularizar e implantar as medidas de segurança específicas: placas de sinalização, identificação de áreas de banho e movimentação de embarcações, adotar guarda-vidas civis, entre outros”, explicou o coronel.

Nos últimos anos o Tocantins tem registrado um grande número de afogamentos: foram 73 vítimas em 2020 e 76 no ano passado. Grande parte dos casos tem relação consumo de bebidas alcóolicas, mas muitos registros também estão ligados às características dos locais, como a existência de correnteza e a profundidade, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!