Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Por Caroline Borges, g1 SC

A chuva forte e volumosa voltou a atingir Rio das Antas, no Oeste de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (6). Três pontes foram destruídas, casas ficaram ilhadas e um trator que ajudava no resgate de moradores caiu em um bueiro durante a travessia pela água. Dois ocupantes precisaram ser resgatados com a ajuda de cordas.

O município tem 6,2 mil moradores e já havia registrado a passagem de um tornado e a formação de cratera em uma rodovia estadual, além de outros estragos em novembro. Já na segunda (4), moradores do interior da cidade foram atingidos novamente por uma enxurrada.

Vídeos divulgados nas redes sociais, e com a veracidade confirmada pela prefeitura, mostram os estragos. Nas imagens é possível ver uma correnteza se formando em uma rua na Linha Glória na noite de quarta. Por conta da força da água, um carro ficou preso.

Segundo os bombeiros, foram oito casas foram afetadas pela água e quatro moradores precisaram de resgate. Também foi registrado um deslizamento com queda de árvore. A Defesa Civil municipal acompanhou a ocorrência.

Eventos climáticos

As influências do fenômeno El Niño, do aquecimento global e da própria estação do ano estão entre os fatores que contribuíram para os eventos climáticos extremos em Santa Catarina. Em novembro, além dos tornados o estado teve um tsunami meteorológico e muita chuva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!