Bombeiros Voluntários usam embarcações para acessar áreas afetadas pela cheia em Taió | Crédito: ABVSC

Por Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina

Os bombeiros voluntários de Santa Catarina auxiliaram mais de 400 pessoas afetadas pelos eventos climáticos que assolaram o Estado desde o início deste mês. As ações ocorreram em cooperação com a Defesa Civil, bombeiros militares, Exército, Marinha e demais forças de segurança.

Em dez dias de atendimentos a ocorrências provocadas pelos eventos climáticos os bombeiros mobilizaram 890 profissionais e atuaram em 280 chamados

As 32 corporações filiadas a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) adotaram a condição de prontidão, colocando toda a sua estrutura operacional à disposição dos órgãos de defesa, ainda no dia 4 inicialmente para atender as emergências nas suas cidades sedes e, em seguida, para auxílio às comunidades mais afetadas.

Entre os dias 5 e 14, os bombeiros voluntários atuaram em 230 ocorrências – envolvendo desde resgate de pessoas e de animais, a deslizamentos de terra, queda de árvores, entre outros – geradas em decorrência das chuvas, envolvendo 890 profissionais.

Uma força-tarefa foi montada especialmente para auxiliar no socorro à população de Taió, no Alto Vale do Itajaí, com 21 bombeiros das corporações de Ibirama (7), Itaiópolis (3), Jaraguá do Sul (1), Joinville (4) e Pomerode (6). Os bombeiros voluntários permaneceram no município do Alto Vale do Itajaí entre os dias 12 a 14 integrados as forças públicas que coordenam as ações e realizaram neste período 54 resgate e ações de ajuda humanitária, entre transporte de pessoas e suprimentos, alcançando mais de 170 pessoas.

Segundo o Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina, Neilor Vincenzi, que coordenou a força-tarefa em Taió, os bombeiros voluntários foram fundamentais no auxílio às pessoas por conta da estrutura de operação e experiência em lidar com esse tipo de ocorrência. Ele observou que a atuação humanitária garantiu o deslocamento das pessoas com segurança e acesso tanto a suprimentos de primeira necessidade quanto a atendimento médico. “A nossa atuação teve como proposta principal tirar as pessoas das áreas alagadas, deixá-las em segurança e auxiliar no transporte de alimentos,” explicou.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, até este domingo (15), 144 municípios ainda registram ocorrências em virtude das chuvas verificadas desde o dia 4 de outubro em Santa Catarina. Já o número de cidades que emitiram decretos de situação de emergência subiu para 126.

Força-tarefa em Taió

CorporaçãoBombeiros
Ibirama7
Itaiópolis3
Jaraguá do Sul1
Joinville4
Pomerode6
Atendimentos54

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!