Crédito: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Fonte: Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou, na última quarta-feira (22), a entrega das Cartas de Suscetibilidade de Risco, além dos dados de Setorização de Risco geológicos, que foram mapeados indicando os limites das áreas de alto e muito alto risco à deslizamentos e inundações para 40 municípios do interior do estado. O evento ocorreu em Ribeirão Preto e contou com a participação de representantes dos municípios que foram contemplados, além de palestras ministradas por representantes do IPA (Instituto de Pesquisa Ambiental), IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) e da Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual, com o objetivo de capacitar os agentes de defesa civil municipal, além de servidores públicos das secretarias responsáveis.

A capacitação teve a finalidade de esclarecer sobre a aplicabilidade das informações constantes no relatório técnico e na carta de suscetibilidade, com o objetivo de auxiliar o poder executivo municipal no direcionamento de políticas públicas concernentes ao planejamento territorial e urbano. Sendo essencial a capacitação dos agentes municipais para interpretar e utilizar as informações contidas nas cartas geotécnicas, por meio destas palestras para disseminação do conhecimento técnico para utilização dos instrumentos. As cartas geotécnicas são ferramentas importantes para a gestão e planejamento de áreas urbanas. Elas fornecem informações precisas sobre as características geológicas e geotécnicas de uma região, permitindo que sejam tomadas decisões mais seguras e efetivas em relação à ocupação do solo, construção de edifícios, estradas e outras infraestruturas.

As cartas de suscetibilidade constituem em documentos cartográficos elaborados em atendimento à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com vistas à prevenção de desastres naturais, tendo por foco a orientação do ordenamento territorial em municípios sujeitos a processos do meio físico como deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.

Com as cartas de suscetibilidade, os municípios terão possibilidade de reduzir ou até mesmo evitar ocorrências de desastres naturais no seu território, bem como ordenar de forma mais adequada a ocupação do mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!