Crédito: Divulgação/Cofen

Fonte: Ascom/Cofen

Foram 65 profissionais de Enfermagem acolhidos e mais de 4,6 toneladas de donativos entregues em ações de apoio solidário. Este é o resultado do trabalho realizado pela Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR/Cofen) após duas semanas de atuação no Litoral Norte paulista, região afetada por fortes chuvas, em uma ação conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem da São Paulo (Coren-SP).

As atividades do grupo foram encerradas oficialmente na última sexta-feira (3). Na quinta-feira (2), o grupo esteve reunido com o vice-prefeito e também secretário de Saúde do município de São Sebastião, Reinaldo Filho, para apresentar o relatório das atividades realizadas e solicitar o apoio da prefeitura na priorização do atendimento aos profissionais de Enfermagem afetados. A cidade foi uma das mais afetadas.

Nesta segunda-feira (6), especialistas do programa Enfermagem Solidária iniciaram os atendimentos aos profissionais afetados pela tragédia, em parceria com a Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de São Sebastião. A equipe já atuou no acolhimento da categoria e da população em outras situações de desastres naturais, como em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Nos momentos iniciais após a tragédia, a Equipe de Resposta Rápida e o Coren-SP disponibilizaram formulário virtual de cadastro para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes afetados pudessem ser identificados. A partir do preenchimento das informações solicitadas, o grupo passou a mapear as condições da Enfermagem na região e realizou a doação de cestas básicas, itens de higiene pessoal, água e colchões, fraldas e kits de limpeza. No total, foram 2.258 donativos entregues.

Além do apoio à Enfermagem, o grupo atuou para fortalecer a assistência prestada na região e oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais paulistas. No dia 23 de fevereiro, a equipe realizou visita técnica ao maior navio da Marinha do Brasil, que atracou no porto da cidade de São Sebastião com um hospital de campanha para reforçar o atendimento às vítimas dos deslizamentos. A vistoria também foi acompanhada pelos ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Maior índice acumulado de chuvas da história do Brasil

Entre 18 e 19 de fevereiro, as chuvas na região do Litoral Norte de São Paulo foram as maiores registradas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O desastre provocou deslizamentos de encostas, alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. Segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, foi confirmado o registro de 65 óbitos.

Equipe de Resposta Rápida

A ERR tem como missão oferecer ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem acometidos por desastres, em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Sua atuação é baseada na cooperação com os Conselhos Regionais, no sentido de apoiar as ações necessárias para garantir o cumprimento do exercício profissional, a qualidade da assistência e a segurança do paciente.

“Em sua oitava missão de ajuda humanitária, a equipe já atuou em desastres naturais nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo. Até o presente momento, mais de 2.100 profissionais de Enfermagem foram acolhidos por nossas ações. O grupo também esteve em Roraima apoiando em ações emergenciais, devido a situação de desassistência à saúde da etnia Yanomami que ocasionou a decretação de calamidade pública pelo Governo Federal”, informa Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Equipe de Resposta Rápida do Cofen.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!