Secretário Wolnei Wolff ressaltou aspectos importantes para o Brasil na implementação do Marco de Sendai, como a necessidade de investimentos em políticas públicas ligadas à proteção e defesa civil e a cooperação internacional para a mitigação de desastres | Crédito: Divulgação/MIDR)

Por MIDR

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, participou, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), da Reunião de Alto Nível sobre a Revisão Intermediária do Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres,. O evento foi realizado na sede das Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

O MIDR foi representado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e pelo diretor de Obras de Proteção e Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão.

O objetivo do encontro foi avaliar o progresso dos países na implementação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres e identificar desafios e oportunidades para acelerar a implementação do marco. Além disso, possibilitar que os países pudessem compartilhar suas experiências. A revisão da implementação do Marco de Sendai também tem como objetivo mobilizar a ação global para aumentar a resiliência diante dos desafios atuais e emergentes, como as mudanças climáticas, a urbanização rápida e a pandemia de covid-19.

Durante o evento, o secretário Wolnei Wolff discursou na Plenária “Traçando caminhos sustentáveis para humanos e natureza” e ressaltou aspectos importantes para o Brasil na implementação do Marco de Sendai, como a necessidade de investimentos em políticas públicas  ligadas à proteção e defesa civil e a cooperação internacional para a mitigação de desastres.

“O nosso governo tem trabalhado arduamente para retomar a implementação do Marco, buscando uma aproximação mais estreita com as Nações Unidas e reafirmando o compromisso firme em relação à gestão de riscos e desastres. Temos consciência de que a mudança climática é uma das maiores ameaças à segurança das nossas populações e ao desenvolvimento sustentável do nosso País. Por isso, o Brasil tem se empenhado em aprimorar as políticas de gestão de risco e adaptar-se aos novos desafios impostos pelo aquecimento global”, destacou Wolnei Wolff.

Marco de Sendai

O Marco de Sendai é um acordo internacional que estabelece objetivos e metas para reduzir o risco de desastres em todo o mundo. Ele foi aprovado na 3ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Desastres, realizada em 2015, em Sendai, no Japão, e dá continuidade às ações definidas pelo Marco de Ação de Hyogo, estabelecendo diretrizes para que os governos locais possam investir no desenvolvimento da resiliência.

Desde o início do ano, o MIDR já repassou mais de R$ 544 milhões para cidades brasileiras afetadas por desastres. Os recursos destinam-se a ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução de infraestrutura danificada e também à Operação Carro-Pipa, que leva água potável a municípios do semiárido brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!