Crédito: Divulgação/Ibama

Fonte: Ibama

O Ibama inaugurou, na última terça-feira (28), a Central de Logística e Apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Localizado na área da sede do Instituto em Brasília, o novo prédio é composto por sala de monitoramento em tempo real, salas de crise e de operações, almoxarifado e oficina de equipamentos, além de espaços destinados a atividades administrativas.

O projeto das instalações é fruto de um contrato de colaboração financeira assinado em 2014 pelo Ibama e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A maior parte dos recursos para a realização da obra foi oferecida pelo Fundo Amazônia.

O Exército Brasileiro participou de todas as fases de aprovação do projeto executivo, de elaboração de planilha de custos, da licitação para contratação da empresa de engenharia e do acompanhamento semanal da obra.

A edificação incorpora diversos elementos de sustentabilidade, como estação de tratamento e reuso de água, aproveitamento da luz solar, luminárias com células fotovoltaicas e telhado verde.

De acordo com a coordenadora-geral do Prevfogo, Flávia Leite, a central resultará em mais agilidade para a distribuição e manutenção de equipamentos e permitirá reduzir custos de aquisição e prestação de serviços. “Também vai trazer eficiência ao pronto atendimento das demandas, principalmente no período considerado crítico para o combate aos incêndios florestais, de julho a novembro”, disse.

O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), composto por instituições ligadas a sete ministérios e coordenado pelo Prevfogo do Ibama, utilizará a sala de crise em reuniões para decisões operacionais baseadas em informações qualificadas, obtidas por meios tecnológicos.

A solenidade de inauguração da Central de Logística e Apoio do Prevfogo foi realizada logo após a posse do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, como parte das comemorações do aniversário de 34 anos do Ibama. O evento teve a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; do secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco; do secretário adjunto da Casa Civil, Gabriel Henrique Lui; do presidente substituto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcelo Marcelino de Oliveira; do embaixador da Alemanha, Heiko Thoms; da embaixadora da França, Brigitte Collet; e do embaixador do Peru, Romulo Fernando Acurio Traverso, entre outras autoridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!