Crédito: CBMSC

Por Joana Caldas, g1 SC

Após mais de 50 horas de combate às chamas, o incêndio de grandes proporções que atinge um reservatório de combustível em Chapecó, maior cidade do Oeste de Santa Catarina, foi controlado, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Na tarde desta quarta-feira (15), o número de focos foi reduzido de três para um.

O Corpo de Bombeiros da região combateu as chamas desde às 6h30 de segunda-feira (13). A fumaça que se dissipa no ar é tóxica, segundo a Defesa Civil municipal.

A ocorrência foi em uma empresa localizada no Distrito Marechal Borman, área afastada do centro de Chapecó, que fica às margens da SC-480 e dá acesso ao Rio Grande do Sul. Não houve feridos.

A situação do incêndio foi atualizada às 19h desta quarta. “O incêndio está controlado, não oferece nenhuma possibilidade de propagação para outros pontos. Dessa forma, o comando decidiu que é melhor deixar queimando”, relatou o sargento Duan Pedroso da Silva, dos bombeiros.

Ele explicou que a ideia era evitar o vazamento de combustível. “Pode ser que haja vazamentos para o terreno e isso seria prejudicial. Então vamos manter queimando. O combustível está praticamente esgotado. Vai mais algumas horas”.

Durante a noite, cerca de 15 bombeiros continuaram a trabalhar no combate. Os demais voltara a atuar nas cidades de origem, já que muitos profissionais se deslocaram de quartéis de municípios vizinhos a Chapecó para ajudar.

“A gente conseguiu manter a integridade dos outros prédios, dos outros tanques”, disse o sargento. De acordo com ele, 13 milhões de litros de combustíveis foram preservados.

Em nota, a Maxul Distribuidora de Combustíveis Ltda informou que a base de abastecimento na cidade onde ocorre o incêndio está suspenso por tempo indeterminado. A companhia não deu detalhes sobre o que aconteceu, mas disse que disponibilizou frete para o carregamento da substância nas filiais do Rio Grande do Sul e no Litoral Norte catarinense.

Cuidados

Conforme Luciano Hunning, coordenador municipal da Defesa Civil de Chapecó, moradores de cidades vizinhas que verificarem fumaça perto devem se afastar. Caso tiverem contato com ela, é importante usar máscara de proteção respiratória. “Improvise com pano umedecido na frente da narina e da boca. Cuidado principalmente com crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias, para que não tenham contato com essa fumaça”, informou.

Na segunda, o Instituto do Meio Ambiente do estado (IMA) informou que monitorava o vazamento de oléo queimado durante o incêndio que teria atingido uma área úmida próxima e chegou à drenagem pluvial. Segundo o órgão, a distribuidora onde o incêndio ocorre contratou uma empresa especializada para conter e remover os líquidos.


LEIA MAIS:

Equipes seguem nas operações de controle do incêndio em Chapecó (SC)

Bombeiros e Defesa Civil atuam em incêndio em reservatório de combustível no Oeste de SC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!