Samu de Santos registrou 20 atendimentos de pacientes com sintomas relacionados ao calor. — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Por Ágata Luz, g1 Santos

Mais de 73 pessoas precisaram ser socorridas após passarem mal com sintomas relacionados ao forte calor nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O g1 fez um balanço das ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) neste final de semana. Em Guarujá, um funcionário denunciou a falta de ar-condicionado dentro das viaturas, onde a temperatura chegou aos 51ºC.

A Prefeitura de São Vicente informou que as equipes do Samu na cidade atenderam 43 ocorrências relacionadas às altas temperaturas. “Os profissionais prontamente atenderam a todos os chamados. Segundo a administração municipal, alguns pacientes foram encaminhados para os hospitais para dar sequência aos atendimentos, enquanto outras pessoas se recusaram a serem removidas”.

Em Santos, o Samu realizou 20 atendimentos entre casos de insolação e desidratação por conta do calor, que bateu o recorde do ano neste sábado. “Algumas pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde de origem e outras em atendimento local”, disse a prefeitura.

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informou que dois pacientes foram levados pelo Samu com sintomas que podem ser associados ao calor. “Um deles, com insolação. Outro, com queixa por vômito e diarreia. Ambos foram atendidos, medicados e tiveram alta”, diz a nota da administração municipal.

A Prefeitura de Praia Grande disse que houve uma grande procura de serviços de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. NO entanto, não falou a quantidade. “Entre as ocorrências mais comuns estão desidratação, mal-estar e queda de pressão”.

Itanhaém afirmou que não registrou chamados com essas características. A Prefeitura de Guarujá afirmou que “realiza o levantamento de atendimentos prestados pelo Samu após as primeiras 24 horas de início do expediente administrativo. A previsão é que os dados estejam disponíveis a partir da tarde de quarta-feira (22)”.

No entanto, o g1 apurou com um funcionário do Samu de Guarujá, que teve a identidade preservada. Segundo ele, ao menos metade dos atendimentos neste sábado (18) foram de pacientes, principalmente idosos, que passaram mal por conta do calor. Ele disse que, em dez horas de trabalho, o Samu registrou oito chamados, sendo quatro de pessoas com sintomas gerados pelo calor excessivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!