Crédito: Arquivo Voluntersul

Por Aline de Melo Pires/Jornalista da Revista Emergência

A Voluntersul (Associação Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul) elegeu por unanimidade, no final de dezembro, sua nova diretoria. A nova composição vai atuar no biênio 2024/2025 sob o comando do presidente reeleito Anderson Jociel da Rosa, que faz uma avaliação do trabalho realizado até aqui e projeta o futuro. “Avaliamos de forma positiva o trabalho realizado pela Voluntersul na defesa dos Bombeiros Voluntários. Bem como a busca constante de fomento do modelo que já tem quase 50 anos no Rio Grande do Sul”, diz Anderson, que segue no Conselho Administrativo da associação como diretor-presidente.

Entre as principais conquistas, ele destaca a consolidação da Lei Estadual nº 15.726/2021, a chamada Lei Gaúcha dos Bombeiros Voluntários, que regulamenta a atividade dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul. Anderson reforça que se trata da única lei deste tipo no Brasil e que mesmo tendo sido construída junto com a Assembleia Legislativa e o governo e aprovada por unanimidade, sofreu duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs). “Felizmente, no caso desses processos, o Tribunal de Justiça do Estado reconheceu a validade da Lei”, diz o ex-presidente – mas ele foi reeleito- da Voluntersul.

Ainda sobre conquistas, Anderson fala sobre a parceria com a UCS (Universidade de Caxias do Sul), para a criação da Escola Estadual dos Bombeiros Voluntários. A instituição funciona junto ao campus da UCS em São Sebastião do Caí e desde 2022 já capacitou mais de mil bombeiros voluntários em treinamentos nacionais e internacionais. “Também podemos citar como importante conquista a parceria com o Badesul, que possibilita linhas de créditos especiais para as associações de bombeiros voluntários e para as prefeituras municipais para investimentos nas unidades voluntárias, outro feito inédito no país. Sem falar na parceria com a RGE SUL, que possibilita que as populações das áreas de cobertura da distribuidora de energia incluam na conta de energia valores a serem repassados às corporações voluntárias de suas comunidades”, complementa.

METAS

Como principais metas para o biênio 2024/2025 Anderson cita a formalização da grade curricular de formação dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul, como prevê a Lei Estadual 15.726/21. Nesse caso, afirma ele, há inclusive uma proposta de grade apresentada ao governo estadual pela Voluntersul e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários. Outra meta de suma importância para o diretor é a busca de um financiamento do governo estadual, conforme previsto nas leis estaduais 15.726/2021 e  na 14.376/2014. “O que  já é realidade no Estado de Santa Catarina. É um incentivo que beneficiaria diretamente as comunidades gaúchas, tanto fortalecendo as corporações voluntárias já existentes, como possibilitando que os mais de 300 municípios gaúchos que ainda não possuem seus serviços de emergência passem a tê-los”, defende.

Para um futuro mais imediato, ele destaca a capacitação e a qualificação.

Composição da nova diretoria para o biênio 2024-2025:

Conselho Administrativo

Diretor presidente: Anderson Jociel da Rosa

Diretor executivo: Edison Eduardo Rother

Diretor financeiro: Leandro Luiz Gottschalk

Diretor administrativo: Glaucio Renato Dietrich

Diretor vogal : Marcos Vinícius Bortolini Manfio

Conselho fiscal

Presidente: Rudinei Santos

Secretário: Marcio Dalbosco Saldanha

Conselheiro membro: Fabiano Cezar do Nascimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!