Data: 14/06/2011 / Fonte: Revista Emergência

Em 2010, uma visita de representantes da IFSA (Internacional Fire Sprinkler Association), associação americana criada para incentivar o uso de chuveiros automáticos no mundo inteiro, motivou o surgimento de uma entidade para representar o setor no Brasil. No primeiro encontro, participaram 20 empresas ligadas à área e, com o aumento da adesão, foi criada a ABSpk (Associação Brasileira de Sprinklers).

“Hoje contamos com 30 empresas dos mais variados ramos, desde fabricantes de sprinkler, de tubos, de bombas que são usadas no sistema de sprinkler, fabricantes de motores e instaladores. Ou seja, estamos com todo o setor representado de alguma maneira”, afirma Marcelo Olivieri Lima, presidente da ABSpk e consultor sênior de códigos e normas da FM Global.

Entre os objetivos da entidade, está suprir a carência de informações sobre sprinklers no Brasil, por meio da elaboração de materiais em português que serão distribuídos com o menor custo possível não só para profissionais especializados, como para engenheiros, arquitetos e técnicos em Segurança do Trabalho.

“Não existe um curso, literatura, nem manuais em português sobre sprinklers e a associação está aí para preencher a lacuna. Exigimos muito dos profissionais, mas não há recursos para esse pessoal aprender”, diz.

Lima, o vice-presidente Salomão de Almeida Neto e o tesoureiro José Carlos Liberal formam a primeira diretoria executiva da ABSpk. Seu mandato é de seis meses, visando organizar aspectos burocráticos. Uma nova diretoria, com mandato de dois anos, será eleita na próxima assembleia geral, em agosto. A entidade pode ser contatada pelo e-mail [email protected].

Confira a matéria na íntegra na Edição 27 da Revista Emergência.

Foto: Arquivo/FM Global

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!