Data: 14/06/2011 / Fonte: Revista Emergência

Publicada em 22 de março, a Resolução N.º 375 do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) estabeleceu parâmetros até então não praticados pelos serviços pré-hospitalares brasileiros e vem despertando dúvidas entre os profissionais. O texto traz itens conflitantes com as normas que regulam o sistema de urgência e emergência no Brasil.

A nova resolução prevê que a assistência de Enfermagem seja prestada somente pelo Enfermeiro e que técnicos e auxiliares de Enfermagem atuem apenas sob a supervisão direta do Enfermeiro. Por sua vez, a Portaria 2048/2002, do Ministério da Saúde, prevê que tal supervisão também pode se dar à distância.

O texto do Cofen também não reconhece a participação do condutor socorrista no atendimento, embora o Ministério da Saúde indique entre suas atribuições o “auxílio à equipe de saúde nos gestos básicos de suporte à vida”.

Na prática, a Resolução N.º 375 conflita com o modelo atual de serviços públicos e privados de APH. Na Rede SAMU, por exemplo, das 1.691 ambulâncias em uso, 1.326 são do modelo básico e, assim, têm entre seus tripulantes apenas um técnico ou auxiliar de Enfermagem (que atua sob supervisão à distância do Enfermeiro) e um condutor (que também participa da assistência ao paciente).

Confira a matéria na íntegra na edição de Junho da Revista Emergência.

Foto: Luís Carlos Silva – Samu Patos de Minas/MG

38 COMENTÁRIOS

  1. Resolução visando somente o emprego para a enxurrada de enfermeiros colocados no mercado!
    De forma nenhuma o enfermeiro saído de uma faculdade melhora o atendimento em uma SB!
    Como sempre o Cofen pensa na melhoria da vida dos enfermeiros e ignora os técnicos.
    A petulância é tanta q a resolução se opoe a portaria 2048!
    Pq o cofen juntamente com o CGUE não institui formação para técnicos Emergencistas? Dessa forma melhorando a capacitação e o atendimento

  2. Que resolução corporativista e individualista, não ajuda em nada. Poderíamos pensar era em um curso para profissional de emergência como um para médico com nível superior. Sou BOMBEIRO MILITAR ESTUDANTE DE ENFERMAGEM e não concordo com essa resolução sem lógica.

  3. Respeito todas as opiniões, entretanto, penso que indiferente, se a equipe de atendimento não for compromissada, não importa ser suporte básico ou avançado: auxiliar, técnico, enfermeiro, médico ou condutor: não fará diferença nenhuma na vida da vítima que, de fato, só deseja o melhor atendimento possível.
    Verdadeiramente a presença do profissional Enfermeiro nas unidades de Suporte Básico de Vida ampliam os atendimentos que podem ser realizados, considerando a própria natureza da profissão enfermeiro – profissional autônomo.
    Com protocolos adequados, sabemos que a assistência à parada cardiorrespiratória pode passar de um ABCDE primário para um ABCDE secundário com a presença do enfermeiro nas equipes de SBV. Como, na maioria dos serviços pré-hospitalares, o Suporte Básico é responsável por em média 90% dos atendimentos efetivos, tal presença vem a somar.
    O que não podemos permitir é a disputa de vaidades. No final quem sai perdendo é só a vítima. Hoje se descute porque não colocar o profissional Enfermeiro no SBV. Amanhã, quando for um parente seu que necessitar de uma intervenção mais profunda e não tiver disponibilidade de Suporte Avançado por qualquer outro motivo, muito possivelmente quem vai atender será o Suporte Básico, que terá sua conduta limitada…aí, não adianta chorar.

  4. Não sou contra a hieraquia seja onde for, no entanto, sempre discordei desse negócio de um técnico ou auxiliar de enfermagem atuar somente sob a supervisão de um enfermeiro. E se houver um médico no comando, não pode? E se o técnico estiver sozinho para socorrer uma vítima, não pode porque não tem um enfermeiro por perto? Ao invés do COFEN se preoculpar só com os enfermeiros, deveria sim investir na capacitação dos técnicos, pois os maiores beneficiados serão os pacientes.

  5. A resolução 375/2011 nada mais é de garantir a assistência de Exelência pois com a presença dos enfermeiros estaremos seguro pois não temos capacidade científica para atendimentos de maior complexidade, não sabemos reconhecer alguns ritmos no monitor e muito menos tratar e com os enfermeiros será bem mais tranquilo sou a favor. valeu COFEN

  6. Como é bom ver o plantão em Paises em que o serviço de Emergencia conta com profissionais de Pre-Hospitalar ao contrario do nosso país em que cada um puxa a sardinha para o seu lado e a população e quem fica prejudicada com cada nova mudança….Abcs a todos Profissionais de APH

  7. Gente devemos pensar que ganharemos em qualidade de assistência, não por que o técnico não é capaz, pelo contrário é ele que “segura as pontas” na maioria dos municípios, onde a avançada quase não chega. Com o enfermeiro no sbv teremos um componente a mais no sistema. Em vez de dois, teremos 3 na equipe mínima. Além disso, antes de qualquer portaria do ministério, a lei que regulamenta o exercício profissional de enfermagem (1986) fala que é privativo do enfermeiro a execução de procedimentos de maior complexidade que exijam capacidade de tomar decisões imediatas, é o caso de uma situação de emergência. Na minha visão, a portaria 2048 sempre esteve conflitante, apenas agora que o COFEN se posiciona neste respaldo. Uma pena, poderia ter evitado esses questionamentos. Falei. Abraços.

  8. Acredito que a falta de comunicação é geral. Tanto a portaria 2048 quanto a resolução do COFEN, não primam por agregar os profissionais da saúde. Acredito que a instituição do enfermeiro na SB tráz vantagens para o paciente e isto é indiscutível. Porém não acrdito que a imposição desta situação venha a trazer boas mudanças. É necessário um discurso aberto, metas para a mudança, mudança esta gradual. O que ocorre neste formato é a retirada de respaldo para os profissionais que estão atuando. Não podemos esquecer que durante muito tempo socorristas não oriundos da saúde eram a maioria e era considerado bom. Sou graduando em enfermagem e técnico em enfermagem e sei que enfermeiros recem formados (muitos) não possuem condições de assumir uma SB nem uma SA por falta de experiência e de espirito de equipe já que as universidades repassam conteúdo muito aquem do necessário, muitas vezes se quer sabem o que é um colar cervical. É hora de nos unirmos em prol da saúde.

  9. O Cofen ignora completamete a atuação de nós Técnicos de Enfermagem,e ainda quer nos desqualificar.

  10. Coorporativismo puro! Assim como os políticos fazem conosco esse Conselho pretende fazer: “o povo que se lixe”. Frente a um acidente a pessoa terá o direito de morrer por não ter um registrado do COREN por perto (de repente até tem, mas não esta em dia com anuidade). Pensei que na Carta Magna tivesse escrito que a vida era um bem inalienável e que TUDO deveria ser feito para mantê-la. Fica a pergunta: no próximo acidente que assistir devo socorrer sem ser profissional da saúde (enfermagem) ou esperar pelo SAMU ou Bombeiros até 30 minutos ou mais, ou até mesmo que morra por não ter sido iniciada uma rcp? Pois neste caso o COREN fala em Habilitação e eu falo sobre CAPACITAÇÃO, em situações emergências fora do ambiente hospitalar ou posto de saúde, que fique bem claro.

  11. Gente! para de pensar em si proprio vamos ver o lado da vítima, é a que ta em questão. Quando voces ficam descutindo se é bom pro enfermeiro e ruim para o técnico ou vice-versa, e a vítima como fica. È ovio quando mais profissional para prestar o atendimento melhor será este atendimento ( Socorrer uma vítima com dois é uma coisa com 3 é outra) o PHTLS fala que é nescessário no minímo quatro profissionais para fazer um atendimento de vítima politraumatizada, imagina com dois como será…..!

  12. Assim como aconteceu em outras categorias (Fisioterapia, Farmácia, Odonto), o COFEN irá unificar a categoria de Enfermagem, (já extinguiu o Aux. e irá fazer o mesmo com os Técnicos), só assim poderemos brigar por melhores salários e melhores condições para a Enfermagem, não podemos tratar vidas sem conhecimento científico!!!! portanto os colegas Técnicos que tratem de fazer graduação…

  13. Idiota, que são vcs sem a presença dos técnicos, pricipalmente em PSF e UbS, quando o técnico falta praticamente para o atendimento, porque vcs não podem fazer um curativo? ,os enfermeiros querem entrar na sala para atender um hipertenso com: PA, PESO, ALTURA, CIRCUNFERECIA ABDOMINAL todos verificados pelo Tencnico, as vezes muitos vão embora, outros falam ainda tem que passar pela enfermeira? vcs já fizeram tudo. Problema de Audiçao, além de insuflar a pera só nos traz doenças. Muitos de vcs gostam de moleza e salarios alto, enquanto o Tecnico mal dar para sobreviver.

    i

  14. Que discussão inútil! Se técnicos e enfermeiros não andarem juntos a profissão só vai de mal a pior!! Mas tem gente que parece que gosta dessa rivalidade ridícula.. As pessoas precisam aprender a reclamar menos e estudar mais!!

  15. REALMENTE TODOS OS TECNICOS DEVERIAM SAIR DO COMODISMO E SE GRADUAREM QUE SEJA EM ENFERMAGEM OU EM OUTRO CURSO. FICARMOS SOLTANDO FARPAS UNS CONTRA OS OUTROS NÃO NOS LEVARÁ A LUGAR NENHUM. ONDE QUE O ENFERMEIRO GANHA SALÁRIOS ALTOS HEM??? ME DIGAM QUE EU GOSTARIA DE IR PARA TAL LUGAR!!!! ENFERMAGEM NÃO É CARIDADE SIM UMA PROFISSÃO COMO OUTRA QUALQUER, DIGNA DE UM SALARIO JUSTO! SÓ ESTUDANDO E CRESCEDO EM CONHECIEMNTOS CIENTIFICOS PARA DESBACARMOS ESTA VISÃO DISTORCIDA QUE SE TEM DA NOSSA CATEGORIA.

  16. acho que cada um tem a sua funcao, entao se for assim precisa de um medico em sbv tambem, ja que o enfermeiro nao pode prescrever,………e se tiver um acidente e eu estiver por perto vou sair gritando tem algum enfermeiro aqui sou tec em enfermagem socorrista mas so posso te salver se tiver enfermeiro perto, e as portarias sao federais portanto sao leis maiores

  17. este pessoal se acha mesmo. Nos enfermeiros criamos estes monstrinhos q depois vem contra o criador. O enfermeiro quer vcs queram ou não é o responsavel pela EQUIPE DE ENFERMAGEM e não o médico, e mais, só ele tem conhecimento suficiente nas situações d maior complexidade. Portanto querido, vão fazer uma gradução e várias pós pq o enfermeiro não tem e nem vai competir com socorristas e até condutores de ambulância q se acham profissional da saúde.

  18. com o enfermeiro na usb juntamente com o tecnico quem vai ganhar com isso é o paciente, pois na usb tem so um tecnico e um condutor. muitas vezes tem parto dentro da ambulancia ai o condutor tem que parar a ambulancia para ajudar o tecnico, e muitas outras situações. pensem nos pacientes. resolução 379/2011 cumpra-se . parabéns cofen.

  19. Eu concordo plenamente com a resolução do Cofen…. é ilígico viaturas básicas tripuladas apenas por técnicos de enfermagem e condutores…. o enfermeiro é mais capacitado para o serviço e acho que todas as USBs deveriam ser tripuladas por 1 enfermeiro e 1 técnico de enfermagem e o condutor.

  20. Caros colegas, estive lendo todos os comentários sobre a resolução 375 acima e gostaria de colocar minha opnião. Sejamos realistas, realizar a sistematização da assistência no APH Básico repassar ao médico é uma atividade que desde quando foi criada a Portaria 2048 deveria ser de competências dos Enfermeiros. Porém claro que por motivos de falta de estrutura deste país isto não poderia ser realizado em tal ocasião, talves por isso a portaria deixou uma lacuna sobre o atendimento sobre supervião. O que vem acontecendo rescentemente no país é uma melhora nos padrões de atendimento tanto médico como da nossa categoria(Enfermagem)não vamos dificultar as coisas e sim aceitar, temos um compromisso com a vida e também com o próximo, precisamos crescer, e se para isso precisar de mudanças .. por que não ainda mais quando é para melhor. Como o motivo não é falta de verbas como sempre acontece, por que ser tão resistente as mudanças??? obrigado..

  21. chega a irritar meus amigos tecnicos olhem as respostas que os enfermeiros te dao aq alguns chegao a ser nojentas!eu sou socorritas estudei me capacitei p isso e estudo mas quem manda e o cofen entao q venhao os senhores enfermeiros recem saidos de suas faculdades,quero so ver, mas pessoas conhecao primeiro como funciona a regulaçao nao sao os enfermeiros que mandao sao os medicos afinal vcs vao ser regulados por eles ou vcs tambem podem prescrever?vao ser como nos tecnicos pegando no pesado suando a farda e sendo mandados por medicosssss!!!so sinto os tecnicos perderem seus empregos isso acho injusto mas as leis estao ai p ser cumpridas mesmo q injustamente.ah e capacitem senhores enfermeiros aph nao e mesa de hospital.

  22. Cada profissão de saúde, assim como as profissões afins à área da saúde, como o corpo de bombeiros por exemplo, tem autonomia para regular a conduta e a prática desses profissionais, isso não se questiona, pois faz parte da competência legal de cada órgão. No que tange à enfermagem, a resolução 375/2011 já deveria ter sido publicada ha muito tempo, pois quem estava “supervisionando” o trabalho dos técnicos em enfermagem era o médico, profissional que, legalmente, não faz parte da enfermagem e, por mais conhecimento que esse profissional tenha, não tem respaldo legal para supervisionar nem o técnico de enfermagem, muito menos o enfermeiro, são profissões autônomas, apenas trabalham juntas ! Então eu pergunto: será que deveria ser o CFM que deveria regular a enfermagem, assim como as outras profissões da área da saúde ? Isso não existe, seria inadmissível. Então, como qualquer profissão regulamentada, a enfermagem não poderia se furtar da obrigação que possui e o enfermeiro não pode deixar de ser o verdadeiro supervisor das atividades do técnico, isso é lei !
    A resolução baixada pelo COFEN tem várias razões de ser, mas a principal, lógico, será o aumento da qualidade da assistência prestada. Aquele técnico que ACHA que o enfermeiro não tem capacidade ou não tem serventia dentro de uma USB ou está redondamente enganado e não sabe o que diz ou é muito tolo, achando que apenas a formação técnica é suficiente para um atendimento seguro, eficaz e de qualidade.
    A população ganha e os pacientes agradecem !

    Abraços aos colegas enfermeiros.

  23. Indignação com o desrespeito do Coren, coorporativismo para o Enfermeiro onde no´s Auxiliares e Técnicos podemos contar com o Coren? Somente nas cobranças das anuidadess? Lamentável…

  24. ola amigos , enfermeiroa, tecnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, condutores de viaturas e parteiras sou formado em enfermagem desde 91, nesta epoca como todos sabem o ensino , tanto de primeiro grau que hoje e o fundamental e o segundo grau que hoje e o ensino medio, era muito mais forte que o de hoje em dia, portanto os cursos profissionalizantes eram feitos nos dois ultimos anos do ensino medio,porque? porque quando o aluno entrava no curso profissionalizante ele tinha quer ter um conhecimento muito avancado de fisica, quimica matematica, geografia e outras tantas materias do ensino medio ,isso dava a ele conhecimentos diversos, para que quando ele tivesse que lidar com situacoes complexas, todos esses conjuntos de materias que ele estudou daria a ele uma visao global de tudo que ele iria ver sentir e aprender ao longo de seu curso profissionalzante, por isso era um curso mais puxado com mais conteudo cientifico muito aprofundado o nivel dos cursos tecnicos de 25 anos atras eram os melhores no pais , porque existia falta de profissionais gabaritados para exercer a profissao , portanto a formacao do tecnico de enfermagem era extremamente puxada devido a falta de enfermeiro no mercado, entao tecnicos eram colocados em cargoa de administracao pois na falta do enfermeiro ele podia atuar como supervisor de setor, mas iiso so era possivel porque a formacao tecnica cientifica era impecavel,portanto o enfermeiro para se formar tinha que estudar muito ja que nao havia muitas fculdades particulares entao tinha que prestar vestibular para as universidades publicas e concluir o curso com muita dificuldade , a enfermagem era uma area tao dificil de atuar, que o basico da faculdade, os dois primeiros semestres, eram com a turma de medicina e dpois cada um seguia sua formacao de origem,hoje ja nao e assim o individuo faz o primeiro grau em 6 meses, o segundo grau em 3 meses depois quer fazer um curso profissionalizante, depois de1ou 2 anos de formado sem conhecimento nenhum nem bagagem profissional este individuo faz enfermagem, que hoje assim como sem os cursos tecnicos so querem dinheiro e despejar no mercado um monte de profissionais pessimos que sem nenhum conhecimento vao para os curso dar aulas e desse jeito pessimos, enfermeiros que fomam pessimos tecnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, e isso so vai se perpetuando ai ocrre essa discursao que no meu ver e improdutiva, hoje o conhecimento esta ao alcance de todos,portanto nao adianta o medico achar que um tecnico nao vai entender o que ele esta falando ou fazendo ou o enfermeiro achar queso ele detem o conhecimento tenho 23anos de formado como tecnico deenfermagem e estou estremamente atualizado com tudo que de moderno leio livros atualizadosportanto quando vejo alguem achar que so porque estudou 4 anos e fez uma pos graduacao porque a graduacao normal nao da base profissional nenhuma a quem sai da universidade me da pena, pois o individou gasta tempo dinheiro e vontade e a universidade nao lhe da nada em troca apenas cobranca de mensalidades e as vezes um curso que nem consegue uma boa pontuacao para o mec entao como esses profissionais podem achar que tem competencia para falarde tecnico ou auxiliar, quando estou no meu ambiente de trabalho vejo enfermeiros e enfermeiras que nao deveriam se quer estar usando um jaleco,pois nao tem competecia para enverga-lo assim como muitos tecnico estao na mesma situacao , entao porfavor enfermeiros medicos e tecnicos leiam estudem aprendam e quem sabe um va respeitar o outro como profissiona,l como alguem que ja esta na profissao a mais tempo , por isso tem mais a contribuir entao merece todo nosso respeito porque em toas as outras profissoes os mais antigos sao respeitados so na enfermagem que um quer tirar o espaco do outro , so mais uma coisa quando alguem se protege muito com esse monte de leis, decretos e artigos e porque sabe que se abrir um espaco vai perde-lo porque todos que trabalham e gostam do faz aprendem muito mais , do que os que se formam apenas para ter um diploma de nivel superior para salvarvidas e necessario sim conhecimento cientifico mais porque nao da-lo ao tecnico atraveis de capacitacoes , cursos e educacao continuada ja que a funcao do enfermeiro e educar mais parece que ele esqueceu disso eao inveis de educar esta se tornadonao sei sea palavra apropriada seria dizer inimigo profissional dos tecnicos ou apenas um concorrento , nao sei o tempo ainda nos dira.

  25. Gostaria de saber como ficaria o SAMU sem o condutor socorrista, onde o mesmo só ficase sentado aguardando a ordem para seguir em frente, enquanto a equipe ficasse no atendimento. E como ficaria se hoje o SAMU no estado do Amazonas só conta com 04 USAS, sendo o restante apenas de suporte básico.

  26. Gente deixa de ser ignorante a assistência ira melhorar sim, o enfermeiro tem conhecimento técnico e científico, a resolução diz que nos serviços de atendimento pré – hospitalar e necessário a presença do enfermeiro e não diz que se você se deparar com urgência ou emergência na rua vc que é técnico ou auxiliar de enfermagem não pode atender se não tiver um enfermeiro no local, como ainda quer questionar se é mesmo necessário a presença do enfermeiro se não consegue entender o que a resolução diz.

  27. Acho uma falta de respeito com aqueles que dao suas noites seus dias emprou da vida ! MAIS UMA VEZ O COREM NAO VISA AS PESSOA S E NAO RESPEITA OS PROFISSIONAIIS!!L

  28. Penso que, se for pata SOMAR é válido. Pois quem trabalha no APH sabe que somente com dois socorristas (téc. de enf. e condutor) é praticamente impossível atender a uma vítima de trauma como regem as normas do PHTLS, sendo que sempre acabamos por pedir ajuda de populares.
    Contudo, se for com o intuito de simplesmente substituir o profissional téc de enfermagem pelo enfermeiro, de nada adiantaria.

  29. Mais uma vez vejo as injustiças aparecerem,quantas e quanta vidas ajudei a salvar,tanto no APH como no intra,nem por este motivo encaro que nao sou qualificado,parem de politicagem e de tirar a qualidade de bons serviços prestatos por tecnicos socorristas e bombeiros sempre existiram vagas para bons profissionais!Amamos nosso emprego respeitando a vida!Ter nivel superior nao qualifica muito pois as universidades formam um valor enorme de pessoas sem qualificaçao nenhuma!Parem de mexer em um time q esta ganhando,ajudem a qualificar esses profissionais que as vezes dao sua vida pela do seu semelhante!Desde ja parabens soccorristas tecnicos de enfermagem axiliares e bombeiros voceis sao verdadeiros herois que o cofem quer apagar!!!!!!!

  30. Prezado Amigo Motorista/Condutor de Ambulância ,

    Nossa proposta de realização de uma Audiência Pública JÁ ESTÁ PUBLICADA no Portal e-Cidadania do Senado Federal. A melhor forma de garantirmos o bom desempenho de nossa proposta é divulgá-la entre a categoria e amigos.Apoiem e DIVULGUEM aos colegas.
    Proposta de Audiência Pública:
    Regulamentação da profissão dos condutores/motoristas de ambulâncias do país.
    link:
    https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaopropostaaudiencia?id=8441

    Grande abraço.

  31. Saudações a todos os Frustrados!

    Sou Estudante de Nível SUPERIOR do Curso Bacharelado em ENFERMAGEM.

    Quero dizer aos Senhores AUXILIARES E TÉNICOS EM ENFERMAGEM que criticam a Resolução N.º 375 do Cofen, onde trata da PRESENÇA do ENFERMEIRO no ATENDIMENTO PRÉ – HOSPITALAR MÓVEL em UNIDADE DE SUPORTE BÁSICO – USB que esta resolução do COFEN não veio para “limitar” trabalho dos Senhores, pelo contrário, veio para dar mais Assistência ao Paciente/Vítima onde deve ter maior atenção em nível de técnico/cientifico.

    É fácil criticar, DIFICIL é observar que com essa resolução quem ganha são as VITIMAS, com mais Assistência e mais Ciência para tratar de situações emergenciais, mas, infelizmente os Senhores só querem ver o lado pessoal e esquecem o Profissional.

    Uma das coisas que sempre me chamou a atenção é que tem pessoas “SEM CONHECIMENTO” que costumam falar: “ENFERMEIRO NÃO SABE DE NADA”

    Para nível de Conhecimento dos Senhores deixo esclarecidas algumas coisas:

    *Técnico em Enfermagem, é uma cidadão formado por Instituição de Reconhecimento do Ministério da Educação e seu curso tem duração de 2 anos.

    *Enfermeiro, é um cidadão Formado por Instituição de Ensino Superior de Reconhecimento do Ministério da Educação e seu curso tem duração de 5 anos.

    DIFERENÇA DE TEMPO NÃO ACHA?

    Pois bem, quando os Senhores Se formam em Técnico em Enfermagem com duração de 02 anos. Nós “SUPERIORES” estamos terminando o CICLO BÁSICO, sem falar que temos mais 03 anos para então vir a formatura.

    Após a conclusão o ALUNO de Curso Superior pode OPTAR por PÓS – GRADUAÇÃO COM DURAÇÃO DE 02 ANOS E/OU RESIDÊNCIA COM DURAÇÃO DE 02 ANOS, Sem falar que podemos fazer ainda MESTRADO, DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO.

    E AINDA DIZEM QUE SOMOS BURROS E QUE NÃO FAZEMOS A DIFERENÇA…
    PALAVRAS DE UM GRANDE E ADMIRÁVEL COLEGA: “NÃO DE OUVIDOS AS IGNORANCIAS DOS IGNORANTES”.

    Por tanto senhores AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, Criticas e Opiniões sempre irá existir e por este mesmo motivo respeitarei os de vocês como devem respeitar a minha…

    AO INVEZ DOS SENHORES PERDER TEMPO CRITICANDO ENFERMEIROS QUE, QUER QUEIRA QUER NÃO, SABE MUITO MAIS QUE VOCÊS…
    VÃO ESTUDAR…
    PASSEM 05 ANOS EM UMA FACULDADE E OU UNIVERSIDADE APRENDENDO TÉCNICAS E CIÊNCIA…
    POIS CIÊNCIA NÃO TEM VALOR E VOCÊ VERÁ A DIFERENÇA…

  32. sinceramente, recem formados e etc tal sabem como funciona o serviço , sabe que tipo pe curso temos q ser aprovados para estarmos capacitados para sairmos as ruas, ate os bombeiros que estão acostumados com resgates perigosíssimos, tem que fazer o curso de capacitação di samu , e querem saber de mais, estamos aptos a reverter pcr , ralizar partos em condições precárias etc, conheço enfermeiros no samu que não sabem conectar eletrodos para um eletro, então assim oh! sem demagogia, se o enfermeiro ta achando que ele vai ficar na AM coordenando equipe ta ferrado nosso dilema é joelho no chão e suor correndo dentro do mamacão não tem maquiagem , salto alto , nem nojinho então se preparem meus queridos graduados

  33. Li o comentário de um enfermeiro e fiquei abismada! Quer que seja extinta a profissão dos técnicos? É isso produção? Pq se eles forem extintos, quem vai limpar evacuações somos nós, enfermeiros! Vamos verificar SSVV e administrar medicações, enquanto poderíamos estar pondo em prática a SAE, fazendo evoluções e cuidados privativos do enfermeiro, além de outros deveres, que não são poucos… Quem é enfermeiro sabe o quanto é importante e de grande ajuda uma equipe contendo os técnicos! E quanto trabalho nós realizamos! Não concordo de jeito nenhum… O técnico em enfermagem é fundamental para nós, então vamos parar de achar que deveríamos ser os únicos na enfermagem, pq de um jeito ou de outro precisa haver uma hierarquia!

  34. bom dia a todos os profissionais de ENFERMAGEM,

    após ler os diversos comentários, gostaria de deixar a minha opinião, a categoria de enfermagem deve estar continuamente em evolução, isso ocorreu com a extinção do assistente de saúde e mais recentemente com a do auxiliar de enfermagem, isso é uma NECESSIDADE sem questionamento.

    o que ocorre é uma subvalorização por parte do mercado aos profissionais de enfermagem, TODOS OS PROFISSIONAIS de enfermagem (Enfermeiros e Técnicos) de fato esta resolução vem a te certo ponto tarde, poderia já estar sendo praticada, porem ainda enfrenta e sempre enfrentara resistência, não só por parte dos profissionais de enfermagem, como também por parte dos gestores de serviços de APH, públicos ou privados, vendo do ponto de vista meramente técnico, realmente esta resolução visa tão somente a melhoria na assistência prestada ao paciente vitima de sinistro em nosso pais, porem precisamos levantar alguns pontos que são motivo de reflexão para todos os profissionais de enfermagem:

    1- o enfermeiro formado, nos moldes das atuais faculdades, não digo as universidades federais, mais as faculdades que ainda não tem como meta a formação de qualidade, coisa que em nosso querido pais temos de sobra, esta preparado para realizar os atendimentos que são necessários em APH? não falo em capacidade técnica, isso se aprende, mais em capacidade de reconhecer as reais necessidades deste paciente? estamos falando de atendimento realizado em QUALQUER LUGAR, não só em via publica.

    2- os profissionais de enfermagem sabem realmente trabalhar em equipe? ou só sabem GERENCIAR EQUIPE? estão realmente capacitados para executar procedimentos em qualquer situação? isso cabe para todos os profissionais, não adianta apontar o dedo e não usar a consciência para se auto avaliar.

    3- os gestores que contratam técnicos a preço de BANANA, estão interessados em onerar sua folhas contratando um profissional de nível superior, também com salario baixo vamos salientar, e coloca-lo para reforçar equipe? pensando no bem estar da população?

    4- a atual estruturação dos SAMUS ainda nao permite procedimentos complexos, como foi defendido pelos companheiros anteriormente, ainda não se dispõe de ECG, muito menos monitorização cardíaca adequada, ou seja precisamos capacitar primeiro as unidades de suporte básico, para só então otimizar sua equipe.

    diante do exposto pergunto: Quando é que deixaremos de ser enfermeiros e técnicos para sermos PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM?? Quando é que seremos realmente uma equipe? não podemos deixar que problemas interpessoais venham a macular nossa profissão, só nos podemos valoriza-la.

    é fato que o técnico em enfermagem um dia ira ser extinto, evolução da espécie, tendência mundial, mais ainda assim precisamos aprender a conviver em harmonia, a nossa profissão esta cada dia mais sendo implodida por nós mesmos, não será o medico a nos defender, muito menos a nos poupar de suas criticas.

    por isso caros colegas, coloquem as armas ao solo e deem as mãos pois só assim poderemos um dia pensar em uma enfermagem forte e unida.

    um bom dia a todos.

  35. Sou acadêmico de enfermagem estou pra entrar no último ano da facul sempre respeitei os tec.e axuliares de enfermagem eles são bem agios muito mais que eu sem eles não consigo trabalhar eles nos ajudam muito e eu a eles e uma troca de idéias muito importante para noz e por isso que a saúde do brasil ta que ta falta união humildade

  36. Tantos comentários sem fundamentos… No APH os que menos sabem são profissionais de níveis superiores. Fica a dica

  37. Discussão desnecessaria,trabalho como RT no Samu, em uma cidade que só tem o SBV, saio em todas as ocorrencias com meus funcionarios, eles gostando ou não, uma maneira de conhecer o trabalho da equipe e sendo assim, prestando um atendimento melhor a quem esta precisando, pois 2 funcionarios realmente é pouco para atender um politraumatizado, a discussão não é pra desqualificar a conduta dos Tecnicos em Enfermagem, mas sim para aumentar a qualidade de atendimento com mais um Profissional de Saude, hj sou Enfermeira e pós graduada, mas fui Tecnica de Enfermgem por varios anos, sempre soube do meu lugar como Tecnica e hj sei o meu cm Enfermeira. Infelismente a classe Profissional da Enfermagem é desunidas, brigam por classes e não por melhoria pelo atendimento. Ah, salario de enfermeiros não é tao bom assim, cm li em comentarios anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!