Divulgação/Corpo de Bombeiros de Goiás
Data: 06/07/2016 / Fonte: Corpo de Bombeiros de Goiás

Goiânia/GO – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promoveu na manhã desta quarta-feira, 6, a solenidade de formatura do Curso de Geoprocessamento Aplicado às Ações de Defesa Civil. A cerimônia, realizada no Auditório da Secretária de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP), contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Superintendente da SSPAP, Coronel Edson da Costa Araújo, e o Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior.

A atividade, resultado de parceria entre o Comando de Operação de Defesa Civil do CBMGO e o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, foi realizada entre os meses de abril e junho, somando mais de 140 horas de aulas teóricas e práticas.  Participaram do curso 20 profissionais.

Geoprocessamento
O Geoprocessamento é uma ferramenta de gestão que encontra atuação em desastres naturais e antropogênicos, imprescindível no aperfeiçoamento das atividades  dos profissionais envolvidos.  Possibilita o monitoramento das possíveis áreas de ocorrência de desastres, através de informações cartográficas, criação de bancos de dados georreferenciados para a análise dos fatores de risco, contínua e sistemática, subsidiando tomadas de decisões certeiras e oportunas na prevenção de incêndios florestais ou alagamentos, acidentes com produtos perigosos, erosões e degradação de vegetação, dentre outros.

Os dados são obtidos por meio de imagens via satélite, o que viabiliza a produção de mapas, estatísticas, modelagens gráficas e matemáticas.  Adicionalmente, permite a atuação de maneira integrada com todos os atores parceiros envolvidos nos processos de Proteção e Defesa Civil, incluindo o setor saúde no que se refere a surtos ou epidemias de doenças transmissíveis como a dengue, zika vírus, chikungunya, leptospirose, diarreias e doenças respiratórias. Atuando na prevenção e/ou diminuição dos danos causados à população atingida nesses tipos de ocorrências.

A utilização dessa tecnologia coloca o Corpo de Bombeiros de Goiás entre os melhores do Brasil, utilizando informação espacial confiável e atualizada, apresentada de forma conveniente no momento de tomada de decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!