Crédito: Divulgação/CBMMS

Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Emergência

No dia 13 de fevereiro, em Campo Grande/MS, foi realizado um simulado com vazamento de gás que reuniu em torno de 80 pessoas, entre elas, profissionais do Corpo dos Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e SAMU, assim como técnicos MSGÁS, companhia de gás do Estado.

O acidente simulou uma batida entre um carro com quatro pessoas e uma escavadeira que participava de obra na rede de infraestrutura de serviços públicos. O impacto fez com que a escavadeira perfurasse a tubulação de gás natural e iniciasse o vazamento.

Durante o exercício, com a chegada do Corpo de Bombeiros ao local, os profissionais, enquanto aguardavam a chegado dos técnicos da MSGás, realizaram a proteção da equipe através da neblina formada pelo esguicho para terem acesso e fazer a extração de uma vítima que estava ao solo, e posteriormente, ofertar oxigênio para as vítimas que se encontravam dentro do veículo tombado próximo ao vazamento. Somente após a liberação pelos técnicos da MSGás, a guarnição dos bombeiros realizou o salvamento veicular, extraindo ambas as vítimas.

A atividade teve como objetivo treinar as equipes para a mobilização dos respectivos técnicos, bombeiros e policiais em situações de risco, possibilitando a observação e avaliação tanto do tempo-resposta, quanto das ações e técnicas empregadas.