Crédito: Ana Paula Steffens Farias

Por Paula Barcellos/jornalista da revista Emergência

No início deste mês o PAM (Plano de Ajuda Mútua) das cidades de Esteio e Sapucaia do Sul, no RS, realizaram um Simulado em Transporte. O destaque do exercício foi integrar todas as equipes do PAM e os órgãos de segurança pública para o comprometimento e envolvimento em caso de um grande evento envolvendo transporte de produtos químicos, assim como também algum evento de natureza interna/externa nas empresas, desde origem tecnológica até mesmos naturais. “Nesse sentido, todos conseguimos dar apoio entre equipes para que os danos sejam menores”, diz um dos coordenadores do evento Ubiratan Carpes.

O simulado envolveu uma colisão lateral e traseira em carreta de líquido criogênico com envolvimento de seis vítimas, o acionamento do PAM e o acionamento dos órgãos de segurança públicos. As etapas do exercício consistiram em: cenário 1 – atendimento à emergência em transporte de líquido e gás e retirada de vítimas envolvidas; cenário 2 – triagem S.T.A.R.T. (atendimento à vítima); e cenário 3 – local de instalação de Posto de Comando SCI/triagem S.T.A.R.T./transporte e remoção de vítimas. O simulado avaliou procedimentos como: comunicação da emergência, combate à emergência, ações de resgate, ações de desmobilização e controle de tempos

As instituições participantes do simulado foram as equipes das empresas integrantes do PAM e órgãos de segurança pública, como bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), Guarda Municipal e Polícia Civil (resgate aéreo).

“Tivemos bons resultados, conseguimos atingir algumas metas pré-estabelecidas em nosso planejamento e para 2024 vamos trabalhar para que possamos melhorar o que foi desenvolvido”, avalia Carpes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!