Data: 08/10/2012 / Fonte: Redação Revista Emergência

Instituída em 2005, a Semana Nacional de Redução de Desastres, celebrada na segunda semana de outubro, tem por objetivo aumentar a percepção de risco da sociedade brasileira relacionada à sua conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco. Neste ano, o Ministério da Integração Nacional estabeleceu o mês de novembro para as atividades relacionadas ao evento. Já as coordenadorias estaduais de Defesa Civil desenvolvem diferentes ações para redução de desastres nos meses de outubro e novembro.

As coordenadorias de alguns estados já têm suas atividades definidas para o mês de outubro, outras dispõem de ações permanentes, como a de Sergipe que, trabalha no combate à seca desde 2011.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo é uma das que já possuem programação estabelecida, e em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado promove um treinamento com 250 bombeiros que irão atuar na Operação Verão 2012/2013.

A CEDEC/SP também realizará um Workshop sobre Emergências Ambientais com Produtos Químicos, além de atividades em vários municípios protagonizadas pelas Defesas Civis locais e comunidades, destacando-se os simulados gerenciados pelo Corpo de Bombeiros com temas diversos.

Em Alagoas, as comemorações ocorrem nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, quando será realizado um workshop sobre emergência envolvendo produtos químicos. O objetivo é disseminar conhecimentos específicos relacionados a desastres e acidentes por meio da integração entre a Secretaria de Defesa Civil, a Secretaria da Saúde e o Instituto do Meio Ambiente.

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Maranhão realizará palestras em escolas de ensino fundamental e médio de São Luís, com o objetivo de esclarecer aos alunos os fundamentos da Proteção e Defesa Civil. O encerramento ocorre com o “II Seminário Estadual para Redução de Desastres”, no dia 11, que contará com a presença de especialistas nas áreas de Defesa Civil, Trânsito Urbano, Meio Ambiente, entre outras, que irão debater a atual situação destes problemas no Estado.

No Amapá o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Miranda, dará entrevista no dia 8 de outubro às emissoras locais de rádio e televisão falando sobre a Semana Nacional de Redução de Desastres. No dia 9 haverá uma reunião entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e demais órgãos da segurança pública e saúde, onde será tratado sobre o tema “Perfil Epidemiológico Comparativo das vítimas de acidente de trânsito, atendidas no pronto atendimento do Hospital de Emergências de Macapá, no 1º Semestre de 2008 e 2009”. No dia 10 o Major BM Med. Silva Jr., que palestra também no dia 9, estará na rádio e televisão falando sobre o tema. No dia 11 haverá distribuição de folders preventivos.

Santa Catarina terá sua programação ocorrendo entre os dias 8 e 12 de outubro, e iniciará com a reunião geral do GRAC (Grupo de Ações Coordenadas), em que serão apresentadas e validadas as atribuições e recursos de cada órgão contidos no PAE (Plano de Atendimento à Emergência). Também será debatido o desenvolvimento institucional para Ações em Desastre. As atividades abrangem ainda oficinas sobre SCO (Sistema de Comando em Operações) com simulado de mesa interinstitucional. Para encerrar haverá o Seminário Dia Internacional para Redução de Desastres, com o tema “Cidades Resilientes” e apresentação dos municípios que integram a Campanha Cidades Resilientes. 

Em Goiás, o Corpo de Bombeiros Militar lança no dia 9 de outubro o projeto “Turma do Chiquinho” que tem por objetivo alertar crianças de 2 a 10 anos, matriculadas em escolas próximas a áreas suscetíveis a problemas como enchentes e alagamentos, para o risco de desastres relacionados às chuvas. Alunos do ensino básico e fundamental vão receber apresentação de teatro de fantoches e terão acesso ao DVD Chuva de Cidadania. Os personagens da Turma do Chiquinho dão dicas de segurança para a garotada, divulgando ações de cidadania, defesa civil, prevenção de desastres e preservação do meio ambiente.

Demais programações

Algumas coordenadorias estarão desenvolvendo suas ações referentes à Semana Nacional de Redução de Desastres em novembro, mês em que o Ministério da Integração também realizará suas atividades. Mais informações podem ser obtidas nos sites das coordenadorias estaduais de Defesa Civil.

Foto: Shana Reis/Governo do RJ

MS promove seminário sobre desastres naturais
ONU defende papel de mulheres para a redução dos desastres naturais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!