Data: 25/02/2010 / Fonte: Maxpress

São Paulo – São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba recebem as três últimas etapas do projeto Salva Surf Mantecorp, que tem por objetivo treinar surfistas para atuarem em apoio ao Corpo de Bombeiros e ajudar a reduzir o número de afogamentos no mar durante o verão.

Surfistas que costumam pegar onda no litoral norte de São Paulo poderão participar de um treinamento gratuito executado pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros (o Salvamar Paulista), em parceria com a Mantercorp, para aprender técnicas de resgate e salvamento no mar. O projeto, conhecido como Salva Surf Mantecorp, acontecerá nos dias 27 de fevereiro e 6 e 13 de março, nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, respectivamente.

Segundo o Capitão Maurício Biloti Machado Cunha, do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o objetivo da açâo é capacitar surfistas com técnicas de salvamento no mar e contribuir com a redução do número de afogamentos durante o verão, que aumenta consideravelmente nesta época do ano.

Só no mês de janeiro já foram realizados 711 salvamentos em todo o litoral, o que representa um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado”, destaca o Capitão.

O programa já percorreu as praias de Itanhaém (Praia do Sonho), Mongaguá (Píer), Praia Grande (Boqueirão), Santos (Quebra-Mar) e Guarujá (Tombo) e contou com a participação de cerca de 170 surfistas. Até o final do verão, deverão se formar 250 surfistas.

Em sua primeira edição, no ano passado, o projeto Salva Surf Mantercorp capacitou mais de 200 surfistas em diversas praias da costa paulista. Este grupo foi treinado, na época, por bombeiros especialistas neste tipo de programa.

Durante as aulas, que envolve módulos teórico e prático (manobras no mar), os alunos aprenderão a reconhecer vítimas em potencial de afogamentos, abordagem correta, técnicas de salvamento e procedimentos de primeiros socorros, como respiração artificial e massagem cardíaca externa, de forma que o surfista esteja preparado para não apenas resgatar a vítima no mar, mas também tentar reanimá-la durante a espera de ajuda especializada.

Inscrições e sorteio de prancha customizada

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com promotores que nas praias que sediarão o projeto. As vagas são limitadas e os treinamentos acontecem aos sábados, a partir das 9h. Os inscritos receberão um certificado do Corpo de Bombeiros após concluir a aula, além de um kit com parafina, lycra, protetores solares da linha Episol, folhetos explicativos, saquinhos de lixo e um cupom para concorrer ao sorteio de uma prancha customizada.

A expectativa da Mantecorp é que o projeto repita o êxito do ano passado e envolva cada vez mais surfistas interessados. “Se salvarmos apenas uma vida com o projeto Salva Surf Mantecorp, a ação já terá alcançado seu objetivo, conclui o Capitão Maurício.

Programação Salva Surf Mantecorp 2010

– Itanhaém / Praia do Sonho – 23/1
– Mongaguá / Píer – 30/1
– Praia Grande/Boqueirão – 06/02
– Santos/Quebra Mar – 13/02
– Guarujá/Tombo – 20/02
– São Sebastião/Camburi – 27/02
– Caraguatatuba/Martim de Sá – 06/03
– Ubatuba/Itamambuca – 13/03

Horário: das 9h às 12h.


Mais informações no site http://www.mantecorp.com/pt-BR/, pelo telefone 08000 11 77 88 ou pelo e-mail [email protected].
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!