Crédito: Freepik

Fonte: Ministério da Justiça e da Segurança Pública

Integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) participam, entre os dias 22 e 26 de agosto, da 15ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. A capacitação acontece em Vitória (ES) e é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Gestão de Ensino em Segurança Pública (Segen), para padronizar o atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica.

Participam do curso, 48 profissionais de segurança pública entre policiais militares (14) e civis (21), guardas municipais (10) e bombeiros militares (3). Eles foram indicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo por trabalharem nesse tipo de atendimento ou por atuarem nessas demandas.

A iniciativa tem a finalidade de levar aos estados a formação adequada e necessária para melhorar o desempenho dos profissionais no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, com foco no enfrentamento integrado, acolhimento das vítimas e prevenção da violência.

Frutos

No Rio Grande do Norte, a partir dos conhecimentos adquiridos na capacitação e das vivências nos atendimentos, os participantes da 7ª edição do curso criaram, em fevereiro de 2022, o Plano de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e o Guia Prático de Proteção Tecnológica à Mulher. Os dois documentos orientam as vítimas sobre como proceder após a denúncia.
Já receberam a capacitação, profissionais de segurança pública dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Cursos

Além de Vitória (ES), estão confirmadas mais três edições do curso para profissionais da segurança pública:

Florianópolis (SC): 19 a 23 de setembro

Belo Horizonte (MG): 26 a 30 de setembro

João Pessoa (PB): 17 a 21 de outubro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!