Data: 01/12/2015 / Fonte: G1

Campinas/SP – A Defesa Civil de Campinas (SP) começa nesta terça-feira (1º) a “Operação Verão” e contará este ano com o monitoramento em tempo real das áreas risco da cidade.  A ação será feita em conjunto com a Central Integrada de Monitoramento (Cimcamp).

Serão monitorados 36 pontos do município. A expectativa no verão é que ocorra um aumento de 10% no volume de chuvas e temporais, por causa do fenômeno climático El Niño. Relembre no vídeo acima o temporal que atingiu a região no último domingo (29).

De acordo com a Defesa Civil, o objetivo é preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais. Os órgãos envolvidos vão visualizar, por meio de aparelhos instalados em locais com pontos críticos, a chegada da chuva. A operação vai até o dia 31 de março de 2016.

Radar de chuva
Com base nas imagens será possível saber como estão as principais avenidas do município. A novidade é um radar que transmite a vinda de uma chuva fraca ou de um temporal.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Sidney Furtado, o sistema vai agilizar o trabalho.

“Principalmente por causa do tempo real, muitas vezes a aproximação de uma frente fria poderá ser visualizada no telão. (…) Muitas vezes os órgãos só são avisados depois que acontece. É uma tendência muito positiva, a `Operação Verão` começa em 175 municipios do estado de São Paulo e 50 da região de Campinas”, explica Furtado.
Com o tempo real, as equipes da Prefeitura serão mobliizadas para que o plantão seja reforçado, principalmente nas emergências.

“Não vamos evitar a chuva, mesmo porque os temporais acontecerão. Mas, você pode minimizar os efeitos das ocorrências mais desastrosas”, afirma o coordenador.

Ele adiantou que está em estudo a possibilidade de estender o prazo do monitoramento em tempo real em Campinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!