Crédito: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Gov.br

Fonte: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Gov.br, com informações do HC-UFTM/Ebserh

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, investiu R$ 317 mil em melhorias nas condições de segurança contra incêndios, no ano passado. As intervenções tiveram o intuito de aprimorar as condições de trabalho e de atendimento nas áreas assistencial e de ensino do hospital. Em 2023, serão aplicados R$ 99 mil em adequações de segurança previstas para o complexo hospitalar e seus anexos. Os recursos empregados são oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HC, Luiz Humberto Camilo, em 2022 foi elaborado o Projeto de Sistema de Combate a Incêndio para os prédios onde funcionam o Ambulatório de Especialidades e o Centro de Reabilitação. Também foram emitidos os Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros para ambos os edifícios, atendendo à legislação e às normas regulamentadoras.

“No prédio principal do Hospital de Clínicas, foram instaladas novas mangueiras em todos os hidrantes, além de motores que garantem mais confiabilidade e eficiência na pressurização da rede de combate a incêndios. Rampas e escadas, por sua vez, foram adequadas com a instalação de corrimões e guarda-corpos”, Camilo destaca.

Citando adicionalmente a instalação de iluminação e sinalização de emergência, conforme projeto desenvolvido por uma empresa contratada para esse fim, e a implantação de uma nova central de sistemas de alarme, Camilo avalia que a segurança é uma das prioridades na gestão da Ebserh, estatal que administra o HC. “A empresa tem realizado um grande esforço para adequar a infraestrutura dos prédios mais antigos, como o da Santa Casa [integrado ao Hospital de Clínicas], com construção datada de 1935, e que exigem maiores trabalhos nas adaptações”, exemplifica.

Ainda em 2022, foi elaborado o projeto de Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA) para o prédio principal do HC-UFTM/Ebserh. Os investimentos para o novo ano incluem a contratação de projeto contra incêndio para o edifício da Central de Quimioterapia, localizada na Unidade Dona Aparecida do Pênfigo, SPDA dos anexos do hospital e de linha de vida e ancoragem para todo o HC.

“Como resultado do investimento, as instalações atuais favorecem a atuação da Brigada de Incêndio em situações de emergência”, pontua o chefe do Setor de Infraestrutura Hospitalar do HC, Wesley Amâncio de Melo. Segundo ele, outra medida adotada para mitigar riscos foi a transferência do arquivo de prontuários médicos em papel, anteriormente localizado no térreo do Ambulatório Maria da Glória, para um galpão do hospital na Rua Capitão Domingos.

Melo explica que a mudança do local de arquivamento desse material reduziu o risco de incêndio na edificação do Ambulatório, em função da diminuição de material altamente inflamável. “Além disso, a liberação da área anteriormente ocupada pelo arquivo de prontuários possibilitará a alocação provisória do Setor de Farmácia Hospitalar, cuja instalações passarão por reformas em 2023 juntamente com o espaço ocupado pelo Serviço de Dietética, que inclui a Nutrição Clínica e o refeitório para funcionários”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!