Data: 09/02/2001 / Fonte: Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro informou quarta-feira,  9, por meio de nota, que foram registrados 39 casos de leptospirose nas cidades da região serrana atingidas pelas chuvas de janeiro.

O município de Nova Friburgo, o mais afetado, lidera a estatística com 32 casos da doença confirmados; seguido de Teresópolis, com cinco; e São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim, ambos com um caso.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde esclarece que técnicos do órgão permanecem fazendo o serviço de busca ativa “para detecção precoce de pacientes com possíveis sintomas da doença”.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria (Leptospira), presente principalmente na urina do rato. Os principais sintomas são conjuntivite, febre e dor na panturrilha. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças virais e bacterianas. A doença, no entanto, não é transmitida de pessoa para pessoa e somente cerca de 15% dos casos evoluem para formas mais graves.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!