Crédito: SAMU Suzano/SP

Por Luana Cunha/Jornalista da Revista Emergência

Estimulado pelos desafios que o enfrentamento à COVID-19 tem demandado aos profissionais de saúde, o SAMU Regional Suzano/SP elaborou, de acordo com as necessidades e evolução da doença, um guia prático que tem como objetivo preservar o bem-estar dos colaboradores. Segundo Helder Takeo Kogawa, coordenador médico do órgão, o material foi produzido por profissionais das diversas áreas que compõem o APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e traz assuntos relacionados ao combate ostensivo ao novo coronavírus, bem como biossegurança e o cuidado com o outro.

“Nesse período em que o isolamento social e a higienização são alguns dos principais elementos disponíveis para a diminuição dos efeitos da epidemia, o principal objetivo do guia é auxiliar nossos colaboradores, no que tange as boas práticas no ambiente de trabalho, fluxo e circulação pela base, novas instalações físicas (copa), cuidados de higiene e limpeza de ambientes e cama, uso correto do macacão e bota (Equipamento de Proteção Individual), preparo das ambulâncias com dispositivos de barreira e intensificações de limpeza concorrente e terminal”, afirma Kogawa.

Ações e adaptações no ambiente de trabalho

O bem-estar físico e emocional dos profissionais de saúde é uma das grandes preocupações trazidas com o COVID-19. Pensando nisso, o SAMU Suzano desenvolveu ações de apoio, bem-estar e descompressão in loco, por plantão. Em cada setor foram desenvolvidas ações e medidas quanto à biossegurança no ambiente de trabalho e cuidados de higiene no ambiente doméstico.

“Quanto mais valorizado e motivado um profissional esteja, melhor será o seu desempenho e produtividade, com impulso no trabalho em equipe, influência na disposição, na vontade e no comprometimento do indivíduo nas atividades laborais, com descompressão psíquica ao combate ao COVID 19”, explica o coordenador.

Em relação a estrutura física do local, o órgão também abriu uma copa no bloco administrativo, com o objetivo de diminuir aglomerações e circulação entre colaboradores do bloco operacional e administrativo, bem como o escalonamento de horário por áreas, evitando o acúmulo de pessoas dentro do refeitório.  

“Também foi modificado a localização do relógio ponto, que hoje se encontra na área externa e conta com informativo de biossegurança, recipiente com álcool gel e faixa métrica respeitando a distância de 1,5 metros”, diz Kogawa.  

Atualização, renovação e entrega de EPI

Seguindo as recomendações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância à Saúde) e as normas vigentes, o órgão distribui todos os EPIs necessários para a proteção dos colaboradores administrativos e operacionais. O SAMU Suzano também realiza, constantemente, treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos, paramentação e desparamentação e descontaminação das ambulâncias e também das dependências físicas da base (sala de TV, alojamento, cozinha, entre outros).

O Guia de ações do SAMU Regional Suzano/SP pode ser baixado aqui

Oxi-sanitização com ozônio em ambulâncias

O SAMU 192 Regional Suzano também inovou e modificou os processos de biossegurança na unidade, em parceria com a Empresa Insul Black, acrescentando ao protocolo de higienização, limpeza e desinfecção da base e das viaturas, além da limpeza terminal já executada conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Quinzenalmente, todas as ambulâncias e ambientes (operacional e administrativo) recebem a sanitização com ozônio e desinfecção de ambientes com produtos especializados.

Segundo Kogawa, a empresa do ramo de higienização ofereceu, sem custos, equipamentos e mão de obra. A ação é feita com uso do ozônio que é um esterilizante efetivo também usado para limpeza do ar-condicionado.

Ambulância sendo higienizada com uso do ozônio – Crédito: SAMU Suzano/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!