Crédito: soldado Eduardo Silva de Souza e soldado Gustavo Maciel Keller

Por Melina Cauduro – jornalista do CBMSC

Neste domingo, 17, a segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) finalizou o apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), mas a missão não acabou. 
Desde segunda-feira, 18, uma equipe formada por integrantes de outras especialidades do CBMSC passa a atuar no estado vizinho. Entre os dias 06 e 17 de setembro foram empregados militares das equipes de Força-Tarefa com especialidade em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE), bem como cinotécnicos, que são os bombeiros especialistas na busca com cães. A primeira equipe foi comandada pelo major João Emiliano de Moura Silva Miranda e a segunda pelo major Clemente Stähelin Michels.  

Para esta terceira equipe, que será comandada pelo capitão Fillipi Thiago Pamplona, do batalhão de Blumenau, terão especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD) e Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cinotecnia). A terceira equipe contém integrantes das equipes de Força-Tarefa dos batalhões de Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó.

Os binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) empregados nesta etapa serão o sargento Willian Valdeley com o cão Marley e o cabo Josclei Tracz e o cão Iron, ambos com vasta experiência em apoio a outros estados.  

A mudança na equipe também implica na mudança dos equipamentos necessários, como por exemplo as embarcações, que retornam para SC, dando lugar para as caminhonetes e drones.

Recursos empenhados na terceira equipe

21 bombeiros militares

05 viaturas 4×4

02 cães de busca e resgate

01 mini escavadeira

02 caminhões

drones

Recursos empregados pelo CBMSC até o momento:

80 bombeiros militares

05 cães de busca

05 embarcações

11 viaturas 4×4

03 caminhões

01 mini escavadeira

01 helicóptero

01 viatura adaptada ao serviço de cães

drones 


LEIA MAIS:

Balanço da Defesa Civil sobre chuvas intensas e enchentes no RS contabiliza 48 mortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!