Data: 23/08/2010 / Fonte: ASCOM/DECEA

Fotos: Fábio Maciel / ASCOM / DECEA

Rio de Janeiro/RJ – Representando o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Divisão de Busca e Salvamento (D-SAR) marcou presença na quarta edição da Expo Emergência, Feira de Resgate, Atendimento Pré-hospitalar, Combate à Incêndio e Emergências Químicas.

No mundo globalizado em que vivemos, é impossível sobreviver de forma isolada, acreditando apenas na autossuficiência. Assim, preocupado em orientar a todos os possíveis usuários sobre o funcionamento do Serviço de Busca e Salvamento (SAR) e do Sistema Cospas-Sarsat, o DECEA tem a preocupação constante de fomentar a aproximação entre os recursos disponíveis para a prestação do Serviço SAR e o público em geral.

Segundo o Major-Aviador Sílvio, Chefe da DSAR, os eventos dessa área aparecem como uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimento entre profissionais que se dedicam ao salvamento da vida humana e de divulgação especializada ao público presente. “A estrutura organizada do evento permite, ainda, uma integração entre produtores, profissionais, empresas e órgãos públicos na busca de soluções eficientes para o aumento da segurança de todas as atividades” – definiu o Chefe da DSAR.

A Expo Emergência, que  aconteceu paralelo à PrevenRio, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, no período de 3 a 5 de agosto, permitiu que o público conhecesse as atividades de Busca e Salvamento. Os participantes puderam assistir a palestras e participar de debates sobre os temas relativos a salvamento e prevenção de acidentes.

O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) também marcou presença no Encontro, através da participação do Capitão Lopez e da Tenente Renata, ambos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O Capitão QOECOM Gilvan Jorge de Almeida, Chefe do Centro de Controle de Missão Brasileiro (BRMCC), localizado no CINDACTA I, em Brasília, declarou que as parcerias proporcionadas durante o evento são fundamentais no que diz respeito ao trabalho de busca e salvamento. “A consciência da importância do uso dos equipamentos se faz premente e é o uso destes recursos, aliado ao trabalho singular das equipes SAR, que salva vidas”, avaliou o oficial.

Como saldo dos eventos simultâneos, os milhares de profissionais e empresas participantes tiveram contato com novos caminhos e importantes informações de alta qualidade, proporcionando atualização no cumprimento de obrigações legais, monitoramento dos riscos ambientais e desenvolvimento de modernas ferramentas gerenciais com indicadores de saúde e segurança para as ações de prevenção e promoção em saúde ocupacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!