Casa foi condenada pela Defesa Civil em Divinópolis. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis

Fonte: G1

As chuvas contínuas causaram estragos no Centro-Oeste de Minas e 11 cidades decretaram situação de emergência, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual atualizado na sexta-feira (27). Entre os municípios com registros de problemas pela chuva estão Divinópolis, Capitólio e Carmo do Cajuru. Veja abaixo a situação de outras cidades da região.

Ao g1, o subtenente da Polícia Militar (PM), Rodrigo Oliveira, que está como agente Regional de Defesa Civil no Centro-Oeste de Minas, explicou a diferença entre situação de emergência de calamidade pública.

  • Situação de emergência: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido;
  • Estado de calamidade pública: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido.

Situação de emergência

Veja abaixo na tabela os dados que correspondem aos municípios que estão com decreto vigente e que solicitaram reconhecimento a Defesa Civil Estadual.

Crédito: Defesa Civil de Minas Gerais

Com o decreto os municípios têm acesso a recursos estaduais e federais de forma mais fácil, podem fazer compras emergenciais sem licitação e até ultrapassarem as metas fiscais já estabelecidas para conseguir enfrentar a situação.

Temporais em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Defesa Civil, solicitou ao Estado o reconhecimento do decreto de situação de emergência no último dia 10. Entretanto, a cidade já estava reconhecida em situação de emergência por um outro decreto de dezembro de 2022.

Na última terça-feira (24), um temporal que durou cerca de 40 minutos deixou vários pontos da cidade alagados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os mais críticos foram nos bairros LP Pereira, Candelária e Vila Cruzeiro.

Na entrada do Bairro Candelária, uma contenção de pneus cedeu e parte da via teve que ser interditada na quarta-feira (25) como medida de segurança. Não há previsão de liberação do local, segundo a Prefeitura.

Segundo o Executivo, foram registrados estragos em pavimentação e a água chegou a entrar em estabelecimentos comerciais. O Rio Vermelho transbordou em alguns pontos da cidade, onde teve os alagamentos. Não houve prejuízos em residências ou pessoas machucadas.

Chove na cidade desde dezembro, ocasião em que o muro da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis desabou e danificou materiais que estavam no galpão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!