Crédito: Andreza A Barbosa

Por Laís Helena de Mello Pontim / Jornalista da Revista Emergência

Subtenente do CBMMG Juliano de Figueiredo Silvério Alves | Crédito: Andreza A Barbosa

No dia 3 de novembro, durante a feira de mergulho “Dema Show 2022”, na Flórida/EUA, ocorreu a cerimônia de entrega dos prêmios da Agência de Mergulho NAUI (National Association of Underwater Instructors) aos instrutores de mergulho reconhecidos como destaques internacionais. O veterano do CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), da 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas/MG, Subtenente Juliano de Figueiredo Silvério Alves, recebeu das mãos do diretor executivo da NAUI, Rick Lorimor, a premiação de destaque para 2022 como instrutor de mergulho autônomo e instrutor de primeiros socorros, pela NAUI. “Essa premiação é muito importante para mim. É a valorização do nosso estudo, do nosso sacrifício, do treinamento que a gente faz. Eu fiz treinamento em vários países,  como Itália e Estados Unidos, e principalmente aqui no Brasil também, pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Participei de eventos de Segurança do Trabalho e também de encontros operacionais e técnicos que os Corpos de Bombeiros em geral promovem”, comemorou Juliano.

Conforme Juliano, o prêmio de instrutor destaque é indicado pela NAUI mundial, Estados Unidos, e também pela NAUI Mercosul, com sede em Jundiaí, São Paulo. “Na região do Mercosul, contando com ele, só quatro pessoas já receberam esse tipo de prêmio. Segundo ele, o que o levou a essas indicações foram as ministrações de cursos de mergulho em segurança pública e também os cursos de emergência, primeiros socorros, APH, provedor de oxigênio, provedor de RCP, entre outros.

Ele mergulha desde 1990 e em 2019 recebeu uma credencial de 5.000 mergulhos em Orlando, também na Flórida, durante a Dema Show. Sua área de atuação específica dentro da NAUI é a de emergência médica; primeiros socorros; formação de Life Guard para salvamento aquático e guarda-vidas para piscinas rios, lagos e mar; mergulho autônomo e mergulho de Segurança Pública  –  o mergulho de busca que o bombeiro faz tanto de bens materiais como de cadáver e corpos em geral.

NAUI

Segundo Juliano, a NAUI foi a primeira agência de mergulho a trabalhar com segurança na área de mergulho autônomo e no período de 1959-1960 ela ministrou o primeiro curso de instrutor de mergulho internacional em Houston, no Texas. Ele completou que a partir dela outras agências de mergulho foram surgindo. “A NAUI é uma das mais importantes não só porque foi a pioneira em cursos de mergulho e segurança do mergulho, mas porque possui vários cursos aqui no Brasil como única agência. Ela foi a primeira no Brasil, desde 2013, a ministrar curso de guarda-vidas e a única que tem Selo Ouro Sobrasa de Educação”, ressaltou Juliano.

A NAUI também tem várias parcerias tanto com as Forças Armadas quanto com os Corpos de Bombeiros do Brasil todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!