Crédito: Divulgação/Coren-MG

Fonte: Coren-MG

Cenário impactante, desesperador e, até mesmo, trágico. Quem passou pela Estação Central do Metrô de Belo Horizonte, por um momento, pode ter ficado em choque com o que viu. Mas, para alívio de todos, não era a realidade. Era o I Simulado de Emergência do Coren-MG. Um sucesso que atraiu centenas de pessoas e a atenção da mídia para o que mais importa: ver a capacidade e altíssima qualidade do trabalho dos profissionais da enfermagem que foram colocados em situações extremas no treinamento para o atendimento rápido às vítimas de tiroteio e arma branca.

Sem qualquer impacto no funcionamento do metrô de BH, o simulado contou com a participação de 120 vítimas, 112 socorristas do SAMU, 80 profissionais parceiros e 69 pessoas no apoio ao treinamento.

A idealizadora do evento, a presidente em exercício do Coren-MG, Maria do Socorro Pena diz que a simulação realística tem um objetivo maior que não apenas colocar em prática o que os profissionais da enfermagem aprendem na escola. “Este treinamento busca capacitar, ainda mais, quem já atua nesse cenário para que possam atender cada vez melhor a população”.

Maria do Socorro afirma, também, que o Coren-MG tem uma responsabilidade muito grande sobre a qualidade da assistência prestada à população. “Em nome disso, estamos hoje aqui vivenciando um cenário real de tiroteio dentro do metrô com vítimas fatais e vítimas leves e vamos testar a dispersão, o atendimento a estas vítimas até a recepção nos hospitais”, frisou.

Este evento contou com a participação de toda a equipe da Câmara Técnica do Coren-MG, teve o apoio de vários parceiros e a CBTU cedeu o espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!