Crédito: CBMAL

Fonte: CBMAL

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), uma palestra da Comissão Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A palestra teve como objetivo apresentar o Protocolo de Atendimento Humanizado às ocorrências de violência contra a mulher em Alagoas aos oficiais da corporação.

Durante a palestra, a qual foi ministrada pela presidente da Comissão, tenente-coronel BM Camila Paiva, militares que formam o oficialato do CBMAL receberam orientações sobre como oferecer um atendimento mais eficiente e especializado, proporcionando uma assistência mais acolhedora à vítima.

“O Corpo de Bombeiros Militar como instituição integrante da segurança pública tem um papel fundamental no atendimento a ocorrências desta natureza, visto que muitas vezes a mulher está machucada precisando de atendimento pré-hospitalar e transporte, e os bombeiros precisam saber como devem tratar essa vítima, pois é diferente de atender uma vítima de um acidente de trânsito, por exemplo, pois envolve toda uma questão psicológica e emocional que envolve aquela ocorrência. A tropa precisa saber como atender essa ocorrência, começando já da central 193, e assim os bombeiros também estarão salvando vidas”, explicou a oficial.

Ainda de acordo com a tenente-coronel, pela primeira vez no Brasil, um estado tem um protocolo de atendimento unificado para todos os órgãos de segurança pública, o qual teve acompanhamento de psicólogas, assistentes sociais e advogadas para que o atendimento seja realizado da melhor forma. O Protocolo visa uma padronização no atendimento, além de capacitar os bombeiros a repassarem as informações acerca da Rede de atendimento à mulher vítima de violência.

Na semana passada, o referido protocolo foi apresentado aos bombeiros militares que atuam na Central 193, para que assim o atendimento humanizado tenha início logo na chamada de emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!