Crédito: Alberto Takaoka

Por Luana Cunha / Jornalista da Revista Emergência

Segundo a Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, ano-base 2019, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), até 31 de dezembro do ano passado os Corpos de Bombeiros Militares contavam com 691 unidades operacionais distribuídas por todo o país, sendo 338 batalhões, 55 batalhões especializados e 298 companhias independentes.

No que diz respeito aos atendimentos, a pesquisa apurou o total de 2.766.038 ocorrências atendidas em 2019 pelas corporações brasileiras entre atendimentos pré-hospitalares (1.130.992), busca e salvamento (355.483), combate a incêndio (271.122), defesa civil (38.501), produtos perigosos (12.681), entre outras.

Recursos humanos e materiais

Em relação aos recursos humanos, segundo a pesquisa, são 66.672 militares atuando nos municípios brasileiros (8.069 mulheres e 58.603 homens) em atividades operacionais e administrativas. No link da pesquisa também é possível identificar os números separados por patente e faixa etária.

No que diz respeito aos recursos materiais, atualmente as corporações militares contam com 3.706 veículos. Destes, 102 viaturas aquáticas, 1.454 de combate a incêndio, 1.796 de APH, 38 para operações com produtos perigosos e 316 veículos administrativos. A pesquisa também informa dados sobre vestimentas, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), EPRs (Equipamentos de Proteção Respiratória), detectores de gás, balaclavas e cadeiras para salvamento.

A pesquisa completa pode ser acessada em https://www.justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/sinesp-1/bi/dados-seguranca-publica.

Pesquisa de 2019 é mais didática

Realizada anualmente, este ano a pesquisa é apresentada de forma mais didática, podendo ser acessada virtualmente. Nos anos anteriores os relatórios eram disponibilizados em planilhas na página do ministério, o que dificultava consultas mais dinâmicas. A nova versão agiliza o processo de busca das informações pelo cidadão, além de facilitar o entendimento dos gestores públicos acerca dos dados referentes ao perfil organizacional das instituições que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) do país, entre elas Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. A ferramenta utilizada reúne dados sobre recursos humanos e materiais, bem como capacitações e estrutura física dos órgãos.  

Outra novidade deste ano é que a pesquisa apresenta os dados separados por instituição. Ao clicar no órgão de preferência o pesquisador se depara com ícones sobre estrutura, efetivo, atividades, equipamentos, capacitações e dicionário de dados. Clicando em um dos ícones a pessoa tem a possibilidade de visualizar os dados gerais do país ou separado por unidade de federação, possibilitando assim um maior entendimento sobre a situação de cada região.  

Dados podem ser pesquisados por Estado – Crédito: Reprodução site MJSP

SAIBA MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!