Crédito: Jorge Alexandre

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

O atendimento pré-hospitalar realizado por profissionais de segurança pública feridos em ações ou treinamentos operacionais foi regulamentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no dia 10 de agosto, por meio da Portaria Conjunta nº 20, publicada no Diário Oficial da União. O texto aprova o Nível Básico de emprego do Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais da Segurança Pública (APH-Tático). 

Na prática, com a regulamentação, esses profissionais estarão aptos a aprender procedimentos para possibilitar o atendimento pré-hospitalar aos agentes que sofreram traumas no exercício da função. 

De acordo com a Portaria publicada, os kits de equipamentos e insumos empregados no APH-Tático incluem: torniquete e bandagem tática, manta térmica, fontes de calor instantâneo, entre outros.  

Números 

Já foram realizadas sete edições do curso de Nível Básico do APH-Tático e mais de 260 profissionais da segurança pública foram capacitados. Os cursos foram elaborados em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a sociedade civil. 

Saiba mais 

O Projeto de APH-Tático é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com as secretarias de Operações Integradas (Seopi) e de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do MJSP. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na internet: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/aph-tatico/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!