O céu é o limite para essa empresa paulista

Claudine Pigari se considera um apaixonado pela área comercial há quase 35 anos. Está no segmento de detecção e alarme de incêndio há mais de 10 anos e é co-fundador da SKYFIRE, onde está a frente da sua gestão desde então.

Claudine Pigari, co-fundador da SKYFIRE

Em 2008, Claudinei se mudou para Ribeirão Preto e teve a oportunidade de ingressar na SKYFIRE. A partir daquele momento começou a estudar o segmento e a entender a realidade e a necessidade do mercado de prevenção a incêndio. Segundo Claudinei, a sociedade, assim como ele próprio no passado, não tem muito conhecimento a respeito do que é um sistema de detecção e alarme de incêndio. É preciso muita conscientização. Sendo assim, desde a fundação da SKYFIRE, se aprofundou no segmento em busca de melhorias e soluções. Nos primeiros anos viajou por todo Brasil levando a marca e seu kit de equipamentos, a fim de abrir mercado e buscar parcerias sólidas.  

Nos primeiros anos de empresa sentiu muita resistência do mercado nacional frente a uma tecnologia chinesa. Claudinei afirma que sempre acreditou e acredita muito no segmento de detecção e alarme de incêndio no Brasil, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. E ao longo desses anos, a SKYFIRE vem ganhando credibilidade e destaque e isso é fruto da trajetória da empresa e da transparência do  trabalho entregue para seus clientes. Além disso, sempre foi uma preocupação de como seus produtos seriam aplicados. A partir dai passou a se treinar técnicos para operar e instalar o sistema. Atualmente a SKYFIRE é pioneira em ministrar cursos técnicos, gratuitos, e recebe clientes de todo Brasil.

Na visão de Claudinei, o segmento vem melhorando nos últimos anos no Brasil: “A evolução de leis e normas aplicadas à segurança contra incêndios aumentaram de acordo com o nível de segurança e rigor exigidos atualmente nas edificações. Ainda convivemos com os problemas culturais do País, isto é, damos pouca importância para prevenção. Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema é voluntário, mas todos os estados participam. Embora as grandes tragédias sejam catalisadores de mudanças, os dados permitem que as autoridades resolvam seus problemas e aumentem continuamente a segurança contra incêndios. O Brasil ocupa a terceira posição em número de mortes em incêndio, perdendo apenas para EUA e Japão.

O segmento tem se tornado cada vez mais promissor e exigente. A grande maioria das fábricas/distribuidores têm investido em novas tecnologias, assim como o cliente final também tem exigido equipamentos com maior qualidade e confiabilidade.”

Conscientizar a sociedade, instalador e o cliente final sobre a importância da prevenção, a seriedade e responsabilidade que o segmento exige é um dos grandes desafios da equipe. Abaixo, você confere mais sobre esse  incansável empreendedor do setor de incêndio no Brasil:

O futuro do segmento

O segmento de incêndio no Brasil tem muito o que ser explorado. Olhando os produtos que a SKYFIRE comercializa, com alta tecnologia aplicada, temos pela frente muitas oportunidades. No entanto, a grande ameaça hoje, para nós importadores é a grande oscilação na taxa cambial.

Estratégias para manter o crescimento

Embora esse seja um importante desafio, a SKYFIRE  possui em andamento um conjunto de ações de MKT, com o objetivo de impulsionar a empresa no segmento de atuação. Também utilizamos ferramentas específicas para captar a atenção de possíveis clientes, mantendo um relacionamento com os atuais e, principalmente atendendo à demanda do mercado. Lembrando que o sucesso das ações dependem, em grande parte, do comprometimento dos colaboradores. Ou seja, as empresas precisam de uma equipe engajada para atingir os seus objetivos. Afinal, para aumentar a credibilidade do seu negócio, você precisa transmitir para os seus clientes “internos e externos”, que somos referência no ramo de atuação.

Criatividade em marketing

A SKYFIRE acredita muito no marketing digital, pois essas ações tornam a estratégia mais assertiva. Sejam com relação ao aumento dos investimentos ou em casos de aporte para novos recursos (outras mídias), já que as tendências apontam alta para três plataformas: O “LinkedIn, o Instagram e o Youtube”. Portanto, a criatividade é o nosso maior diferencial!

O descanso do guerreiro

Sempre procuro estar em contato com a natureza, afinal, eu nasci e cresci no meio dela. Não dispenso uma pescaria, jogo futebol todo final de semana e gosto muito de ouvir e tocar moda de viola.

Equipe: o mais importante

Apesar da SKYFIRE ser uma empresa nova, nós estamos nos destacando em todo o território nacional e ganhando credibilidade a cada ano. Isso é reflexo das nossas ações: comprometimento da nossa equipe altamente qualificada, seriedade com nossos clientes e parceiros, além de compartilhar nosso conhecimento técnico em treinamentos que oferecemos aos clientes, respeitando sempre a legislação brasileira.


O blog Empresas e Talentos apresenta boas histórias sobre profissionais e empresas que constroem o mercado de Emergência no país. João Batista da Silveira é publicitário, gerente Comercial da Proteção Publicações e Eventos e ultramaratonista.
[email protected]