quinta-feira, 02 de maio de 2024

É má ideia agregar boas ideias! Perde-se o foco!

Por Walter Negrisolo

Apoiando o Corpo de Bombeiros de São Paulo, primeiro com a produção de um modelo de Código, depois com um Memorando Explanatório, e mais tarde, apresentando o texto Segurança Contra Incêndio em Edificações (Fire Safety in Buildings), H.S. Malhotra (Bill Malhotra) transmitiu ensinamentos já citados em textos anteriores deste Blog, que se espalharam pelo Brasil, juntamente com a regulamentação de São Paulo.

Uma das lições que ele deixou, difícil de ser aplicada, diz respeito ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de normas. 

Diferindo do que ocorre em outros países, as NBRs, Its, NTs, e similares, não contemplam introdução e definições funcionais, limitando-se a escopos, normalmente confusos, ou citações de que o objetivo desta ou daquela norma em particular visa cumprir “os objetivos” da Lei ou regulamentação maior. 

Essa lacuna leva a interpretações idiossincráticas, e consequentemente problemas nas suas aplicações.

Segundo H.S.Malhotra, no desenvolvimento dos textos normativos, diversas sugestões vão sendo incorporadas, normalmente consideradas boas ou de aperfeiçoamento, afastando a norma de seu objetivo e tornando-a longa e complexa, até o ponto em que se tornam obsoletas. 

Dizia ele o seguinte: “A obsolescência (das normas) é causada por eventos (incêndios), evoluções tecnológicas, mudanças na Sociedade e, principalmente, detalhamentos que produzem desvios dos objetivos e aumento desnecessário da complexidade”.

Disse Steve Jobs (Revista Fortune 2008) “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a aquilo em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

LENDO TEXTOS DO SISTEMA NORMATIVO BRASILEIRO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO, SOMOS CAPAZES DE IDENTIFICAR O FOCO?! 

O blog Falando de SCI (Segurança Contra Incêndios) trata dos incêndios e seus impactos na sociedade e de fundamentos e aspectos da regulamentação de segurança contra incêndio em geral. Seu autor é Walter Negrisolo, oficial da RR (reserva remunerada) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em SCI.
[email protected]

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!