Nossas tragédias recentes

O texto poderia ter o título “tragédias brasileiras” e seria compatível com o habito de nos referirmos a nós mesmos na terceira pessoa. Dizemos “os brasileiros”, como se fossem outros.

As tragédias são nossas, e de uma maneira ou outra, delas participamos, no mínimo por esquecê-las muito rapidamente.

Voltemos a 2019.

Queimou o Hospital Badin (12/09/2019). Já foram contabilizadas 22 vítimas! Pessoas que buscavam saúde encontraram a morte! Colchões e pessoas “acomodados” na rua, mostrando um total despreparo para a situação! Quem não podia sequer estar em sua casa de repente pode ser “acolhido” pela via pública, por garagens próximas!

Garotos morreram no Ninho do Urubu (8/02/2019)! Vamos festejar a conquista da Taça Libertadores da América! Quase o Mundial? Morreram sonhos? Isso só importa aos que perderam seus entes queridos? Não há como omitir que a conquista possui essa mácula.

Foram “acidentes”? Tudo havia sido feito adequadamente “antes”?

Não é o que demonstra a ausência de legalização junto aos órgãos públicos. E seus agentes, nenhuma responsabilidade?

Falando nisso, e o incêndio na Kiss (27/01/2013)?

A Kiss NUNCA esteve com todas as licenças necessárias antes da ocorrência da tragédia! E foi aberta ao público e funcionou “regularmente”! Nenhum agente público, salvo os bombeiros, foi denunciado! O Inquérito apontou indícios de responsabilidade a quase 3 dezenas de pessoas. O Ministério Público ofereceu denúncia a somente “quatro”. O Judiciário não determinou fossem oferecida denúncia a mais de duas dezenas. 

Que País queremos? Há esperança? Teremos as devidas respostas a esses massacres?!

Com certeza a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), conduzida por poucos abnegados e que busca, por todos nós, a responsabilização de todos os envolvidos, e o acolhimento dos que sofrem as consequências dessa tragédia, é o exemplo a ser seguido para transformar este País naquele que todos os homens de bem desejam. Aquele País em que não grasse a impunidade! E que trabalha para conduzir à conscientização para deixarmos de dizer “os brasileiros” e passarmos a assumir nossas responsabilidades, “nós brasileiros”!


O blog Falando de SCI (Segurança Contra Incêndios) trata dos incêndios e seus impactos na sociedade e de fundamentos e aspectos da regulamentação de segurança contra incêndio em geral. Seu autor é Walter Negrisolo, oficial da RR (reserva remunerada) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em SCI.
[email protected]