Uma breve apresentação

É com grande satisfação que inicio este blog em parceria com a Revista Emergência. Aqui trataremos de um assunto de extrema relevância para a Rede de Urgência e Emergência, a Regulação Médica das Urgências. Este será um espaço onde abordaremos as diversas faces da regulação médica, desde as questões técnicas e gestoras até os desafios e os enfrentamentos para concretizar efetivamente o Medico Regulador como autoridade sanitária.

Conforme previsto na Portaria Ministerial 2048 de 5 de novembro de 2002 e na Resolução CFM n˚ 2110 de 2014, a Regulação Médica das Urgências é um Ato Médico e portanto dever ser exercido por um Médico, devidamente capacitado para executar esta função. E para isso, além das duas normativas acima citados, em 2006 foi publicado pelo Ministério da Saúde na série A: Normas e Manuais Técnicos: Regulação Médica das Urgências, que serve como material norteador e orientador para as práticas de regulação médica do dia a dia.

Conceitualmente, regulação médica das urgências é um processo de trabalho por meio do qual se garante escuta permanente pelo médico regulador, com acolhimento de todos os pedidos de ajuda que acorrem à central, bem como o estabelecimento de uma estimativa inicial do grau da urgência de cada caso, desencadeando a resposta mais adequa- da e equânime a cada solicitação, monitorando continuamente a estimativa inicial do grau de urgência até a finalização do caso e assegurando a disponibilidade dos meios necessários para a efetivação da resposta definitiva, de acordo com grades de serviços previamente pactuadas, pautadas nos preceitos de regionalização e hierarquização do sistema. E é operacionalizado pela Central de Regulação das Urgências. (do Manual de Regulação das Urgências, MS, 2006).

Garanto a vocês de que a Central de Regulação das Urgências é o espaço mais equânime do SUS. E você, Médico Regulador, nunca vai “errar” se pensar primeiro na necessidade do paciente e depois nas questões administrativas e “políticas”.

Para enriquecer este blog, conto com você, participe e envie dúvidas e sugestões. E faremos um saudável debate. Um grande abraço.


O blog Regulação Médica de A a Z trata das grandes dúvidas sobre regulação médica das Centrais de Regulação de Urgência, que permeiam os Médicos Reguladores no dia a dia. Para tomada de decisões mais adequadas. O autor do blog é Antonio Onimaru, Médico com Residência Médica em Urgência e Emergência pela FAMEMA e Universidade de Grenoble – FR; Médico do Sistema Resgate – GRAU – SP; Coordenador Médico do Samu Regional Assis – SP.
[email protected]