Drones no atendimento em Emergência e Trauma

Os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) também conhecidos por Drones, inicialmente utilizados em missões militares, estão rapidamente expandindo suas aplicações para agricultura, indústria, comércio, construção civil, segurança pública, saúde e muitas outras. Podem se deslocar em grandes distâncias, realizar entregas, transportar equipamentos, medicamentos, gravar e transmitir imagens em tempo real, tornando-se ferramentas de grande utilidade no atendimento de emergências, trauma, resgate e salvamento.

Utilizado em ações militares de defesa, espionagem e combate, os drones são comumente vistos no meio civil como ferramentas de guerra e máquinas para matar. Sem dúvida, a tecnologia atual atingiu um desenvolvimento fantástico, permitindo pilotar aeronaves não tripuladas em distâncias intercontinentais e atuar em território inimigo, sem colocar em risco seus combatentes.

Esta visão bélica associada ao uso militar desperta medo e ao mesmo tempo preconceito por parte da população civil. Recentemente com a comercialização de modelos não militares, os drones se tornaram cada vez mais acessíveis e passaram a fazer parte do dia a dia da população no mundo todo. O aumento crescente de pilotos e adeptos ao uso de drones, estão criando uma infinidade de novas aplicações e diferentes maneiras de executar serviços de forma inovadora.

A utilização de Drones na saúde em missões não militares, está relacionadas a entrega de equipamentos e suprimentos médicos, transporte de amostras laboratoriais em áreas remotas, aquisição de imagens em desastres e na busca e salvamento de vítimas em ambientes de difícil acesso.

A organização “Médicos Sem Fronteiras” em 2014 realizou estudo piloto em uma aldeia remota na ilha de Papua Nova Guiné, utilizando drones para transporte de amostras de escarro que seriam submetidas a testes de tuberculose no hospital de Kerema na região central do país. Outro estudo descrito em 2016 pela Startup americana Vauy, utilizou drones para transporte de amostras de sangue e fezes coletadas em uma área rural de Madagascar. A aeronave percorreu distância de 13 km em região montanhosa de difícil acesso, transportando o material para análises clínicas em centro de referência na região.

Mais recentemente em julho de 2017 a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em conjunto com o governo Malaui, na África Oriental, criou o primeiro Corredor Aéreo Humanitário para trafegar Drones. Uma área com raio de 40 km que será usada por universidades, setor privado e instituições com iniciativas na saúde que irão beneficiar comunidades isoladas fornecendo transporte de itens médicos, vacinas e amostras para exames laboratoriais. As aeronaves não tripuladas são ferramentas com grande potencial e representam uma nova era no auxílio de campanhas humanitárias, possibilitando o acesso à saúde para comunidades isoladas.

O emprego de Drones em simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) foi descrito por pesquisadores da Universidade de Múrcia na Espanha e publicado em maio de 2017. Foram avaliados aspectos referentes à percepção dos responsáveis pelo comando da operação e equipes de atendimento pré-hospitalar. Na fase de discussão, (debriefing) após o simulado, a visualização das imagens aéreas, modificaram o entendimento e a percepção do incidente. Como conclusão os autores relatam que os Drones são recursos importantes na gestão e aprendizado de incidentes envolvendo múltiplas vítimas em ambientes externos podendo representar os “olhos” do Coordenador Médico responsável pelo Sistema de Comando de Incidente (SCI).

Em desastres naturais como o rompimento das Barragens em Mariana (Nov 2015) e Brumadinho (Jan 2019) em Minas Gerais no Brasil, os drones foram extremamente úteis para apoiar ações de reconhecimento nas áreas afetadas e localização de vítimas em regiões de difícil acesso.

Em emergências médicas na qual a rapidez é parte fundamental do processo de atendimento, a possibilidade de enviar socorro voando representa grande vantagem aumentando as taxas de sobrevivência. O vídeo do Drone Ambulância disponível na rede social de vídeos Youtube visto por milhões de pessoas no mundo, demonstra o projeto desenvolvido por Alec Momont e a incrível entrega de um Desfibrilador Externo Automático em vítima de parada cardíaca. Em poucos minutos após o colapso a vítima é desfibrilada e a equipe de resgate acompanha, interage e orienta todo processo antes da chegada da ambulância através de recursos de telemedicina embarcados no equipamento. O protótipo é real e já prevê uma solução que logo em breve estará em uso para resolver o paradigma do tempo resposta no atendimento pré-hospitalar da parada cardíaca.

Um projeto Iraniano da empresa RTS Lab desenvolveu um drone chamado PARS, um protótipo já em testes para salvamento de vítimas de afogamento. Utiliza grandes bóias que são lançadas sobre a vítima com muito mais rapidez e eficiência que um salva vidas humano. O equipamento foi utilizado em uma série de testes no mar Cáspio e foi avaliado quanto a estabilidade de voo, mecanismo de liberação de bóias e seu uso em condições diurnas e noturnas. Segundo os pesquisadores o Drone PARS superou as expectativas e demonstrou ser uma ferramenta eficiente para salvamento de vítimas de afogamento.

A expansão dos Drones no mundo civil e sua rápida popularização está causando uma revolução tecnológica que pode ser comparada com eventos como a criação da Internet e utilização de Smartphones. Na área da saúde é possível sua utilização em várias atividades relacionadas à medicina de emergência, resgate, busca e salvamento, trauma, atendimento pré-hospitalar, gestão de crise, planejamento de incidentes com múltiplas vítimas, campanhas humanitárias entre outras tantas missões críticas.

Para o futuro dos Drones podemos esperar avanços como a incorporação de sistemas de inteligência artificial, sensores de telemetria, integração com softwares de telemedicina e aumento de autonomia e conectividade na transmissão de dados, proporcionando ainda mais eficiência na assistência ao trauma e medicina de emergência.


O blog Tecnologia & Inovação vai abordar a Revolução Digital no Século XXI com enfoque no setor de emergências. O impacto de Novas Tecnologias e suas profundas transformações na Saúde, Emergência e Atendimento Pré-hospitalar. O titular do blog é Luciano Silveira Eifler, Cirurgião Geral/Trauma, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, mestre em Ciências da Saúde e fundador da empresa ConceptMed, Inovação e Tecnologia em Saúde. 
[email protected]