De volta para o futuro – a Emergência no século XXI

Estamos no ano de 2035, um senhor passa mal em via pública e cai com a mão sobre o peito. Ao que tudo indica parece ser uma parada cardíaca. Em menos de 5 minutos um Drone com DEA (Desfibrilador Externo Automático) pousa ao lado da vítima. Na tela do equipamento o Médico orienta os primeiros socorros para populares que se aproximam do local e sob orientação por telemedicina, instalam o DEA realizando a desfibrilação. Após o choque o paciente começa a respirar e o médico, à distância, identifica o retorno dos batimentos cardíacos.

A estória acima parece uma cena de ficção científica, mas deverá ser um evento comum no atendimento pré-hospitalar de rotina das grandes metrópoles em menos de uma década. O que estamos vivendo neste início de século é uma transformação digital sem precedentes com implicações importantes em diversas atividades humanas, incluindo a oferta de produtos e serviços em saúde. A Inteligência Artificial, Robótica, Biosensores (Wearables), Telemedicina, impressão 3D, aplicativos e muitas outras novas tecnologias estão transformando a saúde e fazem parte da quarta revolução industrial.

Os Drones citados acima, há pouco menos de uma década, eram equipamentos raros e pouco prováveis de serem usados na saúde. No Brasil recentemente foram utilizados para auxiliar em missões de resgate nos desastres de Brumadinho e Mariana. Outros dispositivos nessa transformação digital são os Biosensores, computadores vestíveis (Wearables) que monitoram sinais vitais de pacientes com doença crônica, evitando descompensação clínica e diminuindo a ocorrência de internações hospitalares. Estes mesmos biosensores vestidos por idosos permitem alertar em tempo real a ocorrência de quedas, auxiliando na assistência nesse mecanismo de trauma. A Telemedicina começa a ser amplamente utilizada como ferramenta poderosa para conectar equipes de saúde e qualificar a assistência médica em Emergências, Unidades de pronto-atendimento e até em ambiente pré-hospitalar. Robôs de Telepresença circulam em UTIs prestando consultoria remota de médicos que estão no outro lado do Planeta! Próteses impressas com tecnologia 3D podem ser customizadas para pacientes amputados e mutilados em acidentes de trânsito. A Inteligência Artificial cresce de maneira exponencial saindo dos laboratórios de informática para a prática clínica demonstrando mais eficiência que humanos no diagnóstico, terapêutica e tomada de decisão em situações médicas complexas.

Todas situações acima descritas não fazem parte de nenhum roteiro de ficção científica, são reais e estão acontecendo agora em 2020. Nesse momento milhares de Startups no mundo inteiro estão desenvolvendo soluções e aplicativos para resolver problemas relacionados à saúde. O espírito empreendedor do Vale do Silício se espalhou por todos continentes e promete transformar a saúde no Século XXI, inovando e qualificando o atendimento também em urgências e emergências no mundo inteiro.


O blog Tecnologia & Inovação vai abordar a Revolução Digital no Século XXI com enfoque no setor de emergências. O impacto de Novas Tecnologias e suas profundas transformações na Saúde, Emergência e Atendimento Pré-hospitalar. O titular do blog é Luciano Silveira Eifler, Cirurgião Geral/Trauma, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, mestre em Ciências da Saúde e fundador da empresa ConceptMed, Inovação e Tecnologia em Saúde. 
[email protected]