A importância da aplicação do sistema de sprinklers em hotéis

É dever dos proprietários e gestores de hotéis garantir a segurança de seus hóspedes e funcionários. Para isso é indispensável possibilitar saídas seguras em casos de emergência, sistemas de alarme e detecção e combate aos incêndios. Entre as recomendações descritas estão um correto dimensionamento das rotas de fuga, a construção de escadas enclausuradas, a colocação de extintores e hidrantes e, principalmente, um sistema eficiente e certificado de sprinklers.

Os sprinklers são a forma mais segura de garantir o controle das chamas logo no início do incêndio. Como é sabido por muitos bombeiros e brigadistas, os três primeiros minutos são os mais importantes para evitar que o fogo se alastre. E é nessa fase que o sistema atua.

A segurança contra incêndios está prevista em normas governamentais. Equipar hotéis com sprinklers é obrigatório em 23 estados brasileiros, dadas as especificações. Em São Paulo, a instalação do sistema é compulsória em estabelecimentos com mais de 23 metros de altura. No Rio de Janeiro, esse número cai para 12 metros.

Onde a medida não é obrigatória, o sistema ainda assim se faz importante, pois é a única medida automática capaz de controlar o incêndio logo no início, e dessa forma possibilitar a evacuação das pessoas além de evitar  danos maiores à edificação. Essas legislações existem para garantir a proteção aos hóspedes e donos de hotéis contra riscos à vida humana e danos patrimoniais.

Os sprinklers são comprovadamente eficazes no controle e extinção das chamas quando projetados, instalados e mantidos corretamente. Eles funcionam mecanicamente, descarregando água de forma distribuída ao atingirem determinado limite de temperatura. Por esse motivo, a instalação desse sistema em hotéis, resorts, entre outros, é fundamental para a segurança e boa estadia dos hóspedes e também dos funcionários desses locais.

Um detalhe deve ser levado em consideração no momento da aplicação dos sprinklers. O proprietário do local e a construtora devem se atentar à procedência e certificação dos materiais e à qualificação da entidade instaladora. Busquem fazer tudo dentro da legalidade e siga as instruções de manutenção requeridas para que o seu sistema esteja sempre válido e em perfeito estado de funcionamento.


Promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida. O blog assinado por Felipe Melo, eletricista formado pela FEI, com MBA em Gestão de Projetos pela FIAP e Gestão Empresarial pela FIA e presidente da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), explica os casos e mostra como sistemas de proteção agem em episódios de incêndio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!