Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria

No texto anterior deste blog, apontei a produção da Netflix sobre a tragédia de Santa Maria, baseada no livro homônimo de Daniela Arbex, intitulado Todo Dia a Mesma Noite.

Em “Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria”, com produção da Globoplay e direção de Marcelo Canelas, encontramos outro excelente trabalho sobre o mesmo fato. Informativo, sensível, equilibrado, destinado ao público em geral, mas indispensável para quem trabalha na área de segurança contra incêndio.

Santa-mariense, Canelas acompanha a tragédia e seus desdobramentos desde a semana seguinte ao ocorrido. A série traz imagens reais e destaca, entre os tantos personagens envolvidos, os pais, que são as vítimas não contabilizadas, portadores da dor incurável da perda de seus filhos.

A comparação com o incêndio na Cromagnon, ocorrido na Argentina em 2004 e citado no livro de 2008 (página 31),“A Segurança Contra Incêndio no Brasil”, faz um paralelo inquietante entre consequências e desdobramentos do que aconteceu na Argentina e o que está ocorrendo no Brasil.

Se somos todos corresponsáveis ou não, basta lembrar que a NBR 9077 – Saídas de Emergência, que orientou o projeto do sistema de circulação e abandono da Kiss, não tem seu texto revisado desde 1993.

A série destaca, acima de tudo, que não se trata de uma tragédia que vitimou 242 pessoas.

Não são 242!

É um, uma, neto, neta, filho, filha, irmão, irmão, amigo, amiga, sustento da família, amos eterno. Eles e elas é que morreram!


O blog Falando de SCI (Segurança Contra Incêndios) trata dos incêndios e seus impactos na sociedade e de fundamentos e aspectos da regulamentação de segurança contra incêndio em geral. Seu autor é Walter Negrisolo, oficial da RR (reserva remunerada) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em SCI.
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!