Engasgos: a importância dos primeiros socorros

Caros leitores, neste artigo quero chamar a atenção, com vistas à prevenção, para um problema grave que atinge milhares de famílias em todo o mundo, bem como, em nosso país. Estou falando dos engasgos, principalmente em crianças, mas que acometem também milhares de adultos e idosos.

De acordo com artigo publicado na Revista da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, que faz uma análise sobre os óbitos por engasgo em crianças no Brasil (Costa et al. 2021) uma das principais causas de mortalidade infantil no país é o engasgamento. Na década de 2009 a 2019, os óbitos atingiram 2.148 crianças, o que corresponde a uma média de quase 18 óbitos por mês. Não gosto de falar de mortes utilizando números estatísticos; vale lembrar que, para uma família que perde um ente querido essa morte representa 100% de perda, pois uma vida não pode jamais ser substituída. Esse não é um problema só do Brasil. Em 2011 o relatório do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos afirmou que engasgos causaram 4.500 mortes, em todas as faixas etárias naquele país, somente no ano de 2009.

O engasgo pode ser apenas um incômodo durante uma refeição, mas em casos de obstrução grave pode levar uma pessoa a óbito por asfixia ou deixá-la inconsciente por alguns minutos. Nesses casos uma resposta rápida de primeiros socorros pode ser o diferencial entre a vida e a morte. A lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 “torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”. Apesar de estar em plena vigência, essa lei não foi amplamente implementada nas escolas do país. Considerando que as crianças passam a maior parte das suas vidas fora do ambiente escolar, a capacitação em primeiros socorros deveria ser realizada também por outros profissionais que atuam em diversos espaços públicos como academias, clubes, shoppings, condomínios, etc, a fim de atender uma emergência que possa colocar em risco a vida das crianças e também de adultos e idosos.

Entende-se como primeiros socorros as primeiras intervenções feitas após uma pessoa sofrer mal súbito ou algum acidente, até que o socorro especializado possa chegar ao local do evento. Assim, eles devem ser realizados de maneira rápida e eficaz, de modo a evitar o agravamento do problema. A prestação dos primeiros socorros poderá ser realizada por qualquer indivíduo, desde que capacitado para tal.

Um dos procedimentos muito utilizados pelos bombeiros e outros socorristas nos casos de engasgo é a Manobra de Heimlich que foi descrita pela primeira vez em 1974 pelo médico americano Henry Heimlich. A manobra provoca uma tosse artificial, com o objetivo de expelir o objeto da traqueia da vítima que a impede de respirar normalmente. Trata-se de uma técnica de primeiros socorros muito utilizada em situações de emergência por asfixia devido à obstrução das vias respiratórias por um pedaço de comida ou algum outro corpo estranho que possa impedir a pessoa de respirar normalmente. O engasgo é uma situação bastante comum que pode provocar a morte de uma pessoa caso não haja um socorro imediato.

Muitas informações sobre como executar a manobra de Heimlich encontram-se disponíveis na internet como a desta figura que apresentamos no texto*, mas a realização de um curso básico de primeiros socorros com aulas práticas e expositivas será sempre mais eficaz.

Alguns cuidados devem ser tomados durante uma refeição ou um simples lanche: mastigar os alimentos de forma adequada, evitar falar ou beber durante a ingestão do alimento e não engolir rapidamente. É preciso considerar que alguns fatores fisiológicos ou determinadas doenças podem favorecer a ocorrência do engasgo; nesses casos é muito importante um acompanhamento médico. Pessoas que fazem engasgos de repetição podem ter um problema com as musculaturas envolvidas na deglutição o que pode ser tratado com a fonoaudiologia.

Quando alguém começa a sentir um certo desconforto para respirar, dificuldade ou incapacidade para falar, tosse, respiração ruidosa e chiado, provavelmente está se engasgando e o socorro deve ser imediato, sempre solicitando a uma outra pessoa, caso seja possível, chamar o serviço de emergência. Conhecimentos básicos de primeiros socorros poderão ser extremamente úteis para a proteção da sua vida e de outras pessoas. Proteja-se.

(*) https://rdlider.com.br/2020/10/16/manobra-de-heimlich-o-que-e-e-como-fazer/


O blog Proteja-se trata de segurança humana de uma forma geral, pois nenhum sistema de proteção civil do mundo consegue garantir a total segurança do indivíduo sem que o mesmo adote procedimentos de autoproteção. O blog quer ajudar a desenvolver no Brasil a cultura da autoproteção. O autor do blog é Airton Bodstein, Doutor em Química Ambiental pela Université de Rennes I, França e Pós-doutorado na Oregon State University, EUA. Fundador do Mestrado em Defesa e Segurança Civil e Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. 
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!